22/08/2023
Cotidiano Paraná Política

Audiência na Alep discute alta taxa de prematuridade no Paraná

Debate proposto pelo deputado Dr. Antenor reuniu especialistas e ONGs. Dados apontam que Brasil está entre os 10 países com mais nascimentos prematuros

Antenor discursando na Alep (Foto: Valdir Amaral/Alep)

A prematuridade foi tratada como uma questão urgente de saúde pública durante uma audiência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na terça (4). O encontro, proposto pelo deputado Dr. Antenor (PT), reuniu profissionais da saúde, representantes da ONG prematuridade.com e familiares para discutir os desafios do tema no estado.

Durante a abertura, Dr. Antenor destacou a discrepância nos partos no Paraná. “A nossa taxa de prematuridade é alta e as cesarianas chegam a 88% na rede privada e 40% no SUS. O indicativo da OMS é de 15%”, afirmou.

PANORAMA NACIONAL E ESTADUAL

A diretora-executiva da ONG prematuridade.com, Denise Sugitani, apresentou um panorama preocupante. “O Brasil está entre os dez países com maior número de nascimentos prematuros do mundo. A prematuridade afeta todos os setores da administração pública, não apenas a saúde”, alertou.

A médica Gisella Sanches Piasseta, representando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), apresentou dados sobre a situação no Paraná e destacou a importância de direcionar recursos para garantir um atendimento humanizado, mesmo nos casos que não podem ser prevenidos.

RELATOS E A FORÇA DA LEI

Patrícia Batista, mãe de uma bebê prematura, compartilhou a história da filha Camila. Ela nasceu com 28 semanas e apenas 540 gramas, sobreviveu a quatro paradas cardíacas e seis meses de internação. “Hoje, ela tem oito anos. Tem sequelas, mas é feliz. É o meu milagre”, disse. Patrícia, que hoje é voluntária da ONG, destacou que o método Canguru (contato pele a pele) foi fundamental para a recuperação da filha.

Interessados podem ajudar a ONG. Mais informações no site  prematuridade.com/como-ajudar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.