22/08/2023
Mário Luchetta

Política de serviço e representando quem produz

O sociólogo Max Weber já distinguia aqueles que vivem “para” a política daqueles que vivem “da” política. Precisamos, mais do que nunca, valorizar a primeira opção

Luis Mario Luchetta (Foto: divulgação)

A política, em sua essência mais nobre, deve ser uma ferramenta de transformação e serviço. O sociólogo Max Weber já distinguia aqueles que vivem “para” a política daqueles que vivem “da” política. Precisamos, mais do que nunca, valorizar a primeira opção. O Brasil que trabalha, empreende e sustenta a nação clama por representantes que compreendam a gestão pública como uma missão de entrega, e não como um fim em si mesmo.

É com otimismo que observo o cenário em nosso estado, olhando para as próximas eleições. Em Cascavel, o vice-prefeito Henrique Mecabô, 29 anos, exemplifica essa renovação necessária. Trazendo a mentalidade ágil da iniciativa privada, uma sólida bagagem intelectual e coragem para se posicionar, ele demonstra que a eficiência técnica deve caminhar ao lado da sensibilidade política.

A recente confirmação de recursos para um Coworking público na cidade ilustra bem esse perfil. Mais do que uma obra física, articulada por Mecabô, trata-se de uma visão estratégica: criar ambientes onde o Estado atua como facilitador, impulsionando quem deseja gerar riqueza e inovação. É a gestão pública compreendendo que seu papel é oferecer o solo fértil para que o cidadão plante e colha. Mecabô também participou de outras lutas, como a por melhorias no fornecimento de energia no Oeste, pensando, sobretudo, no setor produtivo.

Tenho acompanhado, com a atenção de quem preza pela boa governança, a atuação de Mecabô nos bastidores. Longe dos holofotes, respeitando sempre o protagonismo cabível ao prefeito Renato Silva, ele se dedica à construção de soluções, juntamente com a equipe técnica que levou para o governo municipal. Sua participação técnica é importante para destravar pautas e garantir que a máquina pública funcione a favor de quem produz. É a política baseada em evidências e resultados concretos.

Essa postura de “servir” é o melhor remédio contra o gigantismo estatal ineficiente. Mecabô demonstra entender o valor de cada centavo arrecadado, pois conhece a realidade de quem paga a conta. Sua qualificação, com formações em universidades canadenses que são destaque internacional, é utilizada como instrumento de respeito ao contribuinte.

Contudo, faço aqui uma reflexão necessária junto à sociedade civil organizada e à população de bem: precisamos olhar para Brasília. A Câmara Federal, onde se definem os rumos econômicos e as liberdades do nosso país, necessita urgentemente ampliar a presença desse perfil. Precisamos de mais vozes que defendam a livre iniciativa, a meritocracia e os valores éticos com competência e coragem.

Há esperança real de mudança. Lembremos que, em 2022, Henrique Mecabô obteve uma votação expressiva, com quase 30 mil votos para deputado federal. Foi um sinal claro de que o paranaense deseja qualidade na representação, cansado de oligarquias, hipócritas, covardes e perfis funestos que tanto arruínam a bancada paranaense. Agora, com a experiência acumulada no executivo e uma qualificação ainda maior, Mecabô se mostra ainda mais preparado para dar esse passo fundamental e incentivamos que dê.

Agora, a vitória da ética depende da nossa mobilização. É preciso que nos unamos para garantir que um nome como o de Mecabô se fortaleça em todos os rincões paranaenses. Afinal, inexiste fronteiras ou regionalismos para a ética e para a política de qualidade. Precisamos enviar reforços para se juntarem aos poucos bons e verdadeiros deputados que lá estão, lutando bravamente. Precisamos de gente com a coragem de fazer o que é certo, simplesmente porque é o certo.

O futuro que queremos depende das escolhas que apoiamos hoje. Vamos juntos construir essa representatividade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.