22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Verão começa hoje (21) com previsão de calor acima da média e pancadas de chuva

Estação chega às 12h03 deste domingo. Simepar aponta janeiro chuvoso e irregularidade a partir de fevereiro. Primavera termina com recorde de vendavais

Dia começou quente (Foto: Thiago de Oliveira/RSN)

O verão começa oficialmente neste domingo (21), às 12h03, trazendo a promessa de dias quentes e a típica instabilidade da estação. Hoje, em Guarapuava, os termômetros devem chegar aos 27 °C, sem previsão de chuva, mas o cenário muda nos próximos meses. Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a nova estação será marcada por calor e chuvas irregulares.

Historicamente, o verão é o período com maiores acumulados de chuva no estado. Diferente da primavera, que traz tempestades severas, a chuva de verão costuma ocorrer entre a tarde e a noite, sendo rápida e intensa. No entanto, o Simepar alerta que eventos isolados podem trazer raios, vendavais e granizo.

A meteorologista Júlia Munhoz explica que a estação favorece “tempestades localizadas”, impulsionadas pelo calor e pela alta umidade. “Normalmente estas instabilidades são potencializadas por uma atmosfera mais aquecida.”

PREVISÃO MÊS A MÊS

As temperaturas devem ficar acima da média, especialmente em março. Confira o que esperar:

Janeiro: O mês deve ser o mais chuvoso, com pancadas fortes à tarde e volume acima da média na maior parte do estado.
Fevereiro e Março: A chuva se torna irregular. Algumas regiões podem enfrentar períodos mais secos, enquanto outras seguem com chuva.
O fenômeno La Niña tem probabilidade de persistir até fevereiro, mas seus impactos no clima paranaense devem ser pequenos.

BALANÇO: PRIMAVERA DE EXTREMOS

A estação que se despede foi marcada por eventos severos. Um levantamento da Defesa Civil Estadual mostra um salto nas ocorrências climáticas em comparação a 2024.

Vendavais: Subiram de 72 para 150 registros.
Granizo: Aumentou de 11 para 53 casos.
Tornados: 8 ocorrências registradas, contra nenhuma no ano anterior. O destaque trágico foi o dia 7 de novembro, quando três tornados atingiram onze municípios, sendo considerado um dos maiores eventos do tipo nos últimos 30 anos no Paraná.

A primavera também foi mais fria que o normal em outubro e encerrou com chuva acima da média em várias cidades do norte e oeste em dezembro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.