22/08/2023
Cotidiano Em Alta Meio Ambiente

IAT adia início da temporada do pinhão no Paraná para 15 de abril

Mudança busca alinhar legislação estadual à federal e garantir que a semente atinja a maturação correta. Colheita antecipada gera multas e apreensões

Quem desrespeitar os prazos ou colher pinhão verde está sujeito a sanções (Foto: Mauro Scharnik/IAT)

O Instituto Água e Terra (IAT) alterou o calendário da exploração do pinhão no Paraná para 2026. A partir deste ano, a colheita, o transporte e a comercialização da semente só poderá ocorrer a partir do dia 15 de abril. Até o ano passado, a temporada começava duas semanas antes, no dia 1º de abril.

A nova Instrução Normativa n.º 03/2026 visa garantir a extração sustentável e proteger o ciclo reprodutivo da Araucária, árvore símbolo do estado. Com o adiamento, o IAT espera que as pinhas alcancem o estado de maturação adequado, evitando a retirada de sementes verdes.

De acordo com a normativa, é proibido colher pinhas imaturas, que apresentam casca esbranquiçada e muita umidade. A exploração legal só deve ocorrer quando as pinhas estiverem em estado deiscente, apresentando coloração verde-amarelada ou marrom. Esta regra é válida tanto para o consumo humano quanto para o uso em sementeiras.

Além da preservação ambiental, a medida protege a economia de milhares de famílias paranaenses. Em 2023, a cadeia produtiva do pinhão movimentou R$ 22,4 milhões no estado, com destaque para a produção nas regiões central, sul e sudoeste.

FISCALIZAÇÃO E DENÚNCIAS

Agentes do IAT e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) vão intensificar a fiscalização para coibir a venda antecipada. Quem desrespeitar os prazos ou colher pinhão verde está sujeito a sanções administrativas e apreensão da carga.

Os cidadãos podem denunciar irregularidades pelos seguintes canais:

Ouvidoria do IAT: 0800-643-0304 ou (41) 3213-3466.
Polícia Ambiental: (41) 3299-1350.

Leia outras notícias no Portão RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.