22/08/2023
Geral

Transplante de Maria Julia deverá durar entre duas e quatro horas, diz a mãe

imagem-32698

A menina Maria Julia Franciosi Gelinski passará pelo transplante de medula a qualquer momento de hoje, sexta-feira (18), no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Inicialmente, o procedimento estava previsto para ser realizado no início da tarde, mas foi antecipado pelo quadro de especialistas que cuidam da menina. O procedimento deverá durar entre duas e quatro horas, sem a necessidade de anestesia. De acordo com a mãe da paciente, Karen Franciosi, Maria Julia recebeu um cateter no peito por onde a medula será transplantada. O doador é um rapaz de 28 anos de idade, morador de Recife (Pernambuco).

Após o procedimento, Maria Julia ficará internada durante um mês. A recuperação exigirá também que a paciente permaneça um ano sem ir à escola e somente depois de cinco anos estará totalmente liberada de qualquer tratamento.

A caso da menina que sofre de câncer linfático (linfoma), uma doença que ataca as células do sistema imunológico e que foi diagnosticado em agosto de 2010, provocou um dos maiores atos de solidariedade em vários municípios do Paraná. As campanhas realizadas para doações de medula cadastraram mais de três mil doadores no Hemocentro de Guarapuava. O doador, porém, foi identificado pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e Registro de Receptadores de Medula Óssea (Rereme). A família pretende continuar incentivando campanhas de doações para beneficiar outros pacientes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.