22/08/2023
Cotidiano Em Alta Saúde

Anvisa aprova injeção semestral para prevenção do HIV

Medicamento Sunlenca (lenacapavir) facilita a adesão ao tratamento por ser administrado apenas duas vezes ao ano

O fármaco será utilizado como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) (Foto: Reprodução/Freepik)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo e importante recurso na luta contra o HIV. Trata-se do medicamento Sunlenca (lenacapavir). O fármaco será utilizado como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e traz como principal inovação a aplicação por meio de injeção subcutânea a cada seis meses.

O Ministério da Saúde medida vê a medida como um marco para a saúde pública. A nova profilaxia é uma opção à ingestão diária de comprimidos (PrEP contínua) ou à PrEP sob demanda.

Os estudos clínicos apresentados à Anvisa demonstraram resultados robustos. Em mulheres cisgênero, a eficácia do Sunlenca na redução da incidência de HIV-1 foi de 100%. Em outros grupos, o medicamento mostrou-se 96% eficaz em comparação à incidência de base e 89% superior à PrEP oral diária tradicional.

A indicação aprovada é para adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilos. É preciso, ainda, a apresentação de um teste de HIV com resultado negativo antes de iniciar as doses.

FUNCIONAMENTO E PRÓXIMOS PASSOS

O lenacapavir é um antirretroviral de primeira classe, o que significa que atua de forma inédita. Ele inibe múltiplos estágios da função do capsídeo do vírus (a camada que protege o material genético do HIV). Ao impedir que o vírus faça a transcrição reversa, o fármaco torna o HIV incapaz de se multiplicar usando as células do hospedeiro.

Apesar da aprovação do registro, o medicamento ainda não tem data para chegar às farmácias ou aos postos de saúde. Primeiro, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) precisa definir o preço máximo de venda.

Posteriormente, a incorporação do Sunlenca no Sistema Único de Saúde (SUS) passará por uma análise técnica da Conitec e do Ministério da Saúde. Em julho de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia recomendado o lenacapavir como a melhor alternativa preventiva existente enquanto a vacina contra o HIV continua sendo desenvolvida.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.