22/08/2023
Em Alta Região Segurança

PCPR prende dono de empresa acusada de poluir o ar de LS

O dono de empresa que produz ração a partir do processamento de restos mortais de animais foi liberado após pagar fiança

Mau cheiro oriundo das atividades da empresa foi denunciado pela população (Foto: PCPR)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu o proprietário de uma empresa de processamento de restos mortais de animais para produção de ração em Laranjeiras do Sul. A prisão, em flagrante, ocorreu na noite desta segunda (12) após novas denúncias sobre o mau cheiro persistente que atinge diversos bairros da cidade, causado pelas atividades da fábrica.

De acordo com o boletim policial, os agentes agiram logo após os relatos de populares. E constataram que o odor intenso era, de fato, oriundo da unidade investigada. A empresa já era alvo de apurações anteriores pela mesma prática: causar poluição atmosférica que prejudica a saúde humana.

O empresário foi autuado com base no Artigo 54 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). O dispositivo prevê punições para quem causa poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde pública.

Na delegacia, a autoridade policial arbitrou uma fiança no valor de R$ 20 mil. O valor elevado, conforme a PCPR, justifica-se por se tratar de uma violação a um direito difuso e a um bem essencial à coletividade. O autuado efetuou o pagamento do montante e recebeu a liberação para responder ao processo. A Polícia Civil informou que as investigações continuam com a coleta de novas provas técnicas e depoimentos de testemunhas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.