22/08/2023
Cotidiano Em Alta Paraná

Bombeiros reforçam ações contra afogamentos no Litoral

Conforme os bombeiros, a maioria das vítimas é homem, jovem ou adolescente, turista e com pouca familiaridade com o local

Afogamentos no litoral (Foto: CBMPR)

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) mapeou o perfil predominante das vítimas de afogamento no Litoral do Estado. O levantamento usou como base a análise dos dados consolidados da temporada de verão 2024/2025. O objetivo é alertar banhistas e reforçar a importância da prevenção em ambientes aquáticos. Os dados revelam que, apesar da ampla estrutura de salvamento, o risco permanece elevado por desrespeito quanto às orientações básicas de segurança.

O perfil aponta que a maioria das vítimas é homem (62,89%), jovem ou adolescente (mais de 60% têm até 22 anos), turista – a maioria vinda de Curitiba e Região Metropolitana, e de outras cidades do Paraná e de outros estados. Eles têm com pouca familiaridade com o local. Além disso, tem baixa habilidade de natação (51% das vítimas não sabiam nadar), entram na água no período da tarde (entre 12h e 18h59), e geralmente fora de área protegida por guarda-vidas.

Nesses casos, o banhista acaba surpreendido principalmente por correntes de retorno, que marcam 64% das ocorrências. Na temporada passada, no Litoral, o CBMPR registrou 1.270 salvamentos aquáticos, número que engloba 1.173 resgates (incidentes sem afogamento) e 97 afogamentos, dos quais 19 vítimas morreram. Todas as mortes ocorreram fora de áreas protegidas por postos de guarda-vidas ou fora do horário de atuação dos mesmos. 900 bombeiros e guarda-vidas trabalham na prevenção contra afogamentos no Litoral.

Conforme o tenente-coronel Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros, responsável pelo Litoral do Paraná, os números deixam um alerta claro. “O recado mais importante é que a população procure nadar sempre em áreas protegidas por guarda-vidas. No ano passado, não tivemos nenhum óbito em locais protegidos, e isso mostra que a prevenção funciona”.

PREVENÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça algumas orientações essenciais aos banhistas:

• Entre na água apenas em locais e horários protegidos por guarda-vidas;
• Respeite a sinalização das bandeiras;
• Crianças devem permanecer sempre sob supervisão constante, a no máximo um braço de distância de um adulto;
• Evite entrar na água após consumir bebida alcoólica;
• Subestime sua capacidade de nado e permaneça em áreas rasas;
• Em caso de mudanças no tempo ou alertas climáticos, saia imediatamente da água;
• Em qualquer situação de risco, procure um guarda-vidas ou ligue para o 193.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.