22/08/2023
Em Alta Esportes Pinhão

Pinhão exporta duas jogadoras de vôlei para os EUA

Gabi embarca para o Colorado e Ana Pereira já encontra-se no Kansas. As duas atletas começaram na escolinha municipal de base

Gabi rumo ao Colorado (Foto: Divulgação/Secretaria de Esportes de Pinhão)

Duas atletas pinhãoenses encontram-se selecionadas e vão estudar e jogar vôlei em universidades nos Estados Unidos. Gabi Pereira e Ana Fabi se descobriram atletas quando iniciaram, aos 10 anos de idade, a treinar nas escolinhas municipais de base. De acordo com o professor Paulo Wegrow, da Secretaria Municipal de Esportes, as atletas permaneceram na escolinha até os 14 anos. “Nesse período, participaram de competições regionais e estaduais, onde conseguiram se destacar”.

Já na categoria juvenil, de acordo do professor, Gabi passou a defender a equipe de um clube de Santa Helena. “A Gabi disputou três campeonatos nacionais compondo a seleção paranaense”. Em conversa com o Portal RSN, ela conta um pouco dessa história.

“Comecei com o vôlei aos meus 11 anos de idade. Despertei interesse através do basquete que jogava quando tinha 10 anos”. Conforme Gabi, os treinos começaram com o então técnico Paulinho até aos 15 anos. “Desenvolvi bastante no vôlei com essa idade, e recebi propostas para ir morar fora. Fechei meu contrato com meu outro ex-técnico Fábio Lucas Barp, e lá em Santa Helena joguei até 18 anos”.

Nesse período, a atleta disse que teve diversos títulos e também lesões. “Mas através do Fábio veio a proposta para jogar e estudar ao mesmo tempo nos EUA. A minha agência, a Tiebreak, promoveu várias reuniões com universidades e colleagues, mas fiquei com a Northeastern, no Colorado”.

Aperfeiçoando o inglês, Gabi se prepara para deixar o Brasil. “Sou muito grata a todos os envolvidos nessa minha trajetória. Admito que não foi fácil até aqui, mas sempre deixei nas mãos de Deus todas as coisas principalmente a minha ida aos EUA. Estou muito realizada com essa nova etapa na minha vida”.

ANA JÁ ESTÁ NO KANSAS

Ana Pereira (Foto: divulgação/Secretaria de Esportes/Pinhão)

Trajetória semelhante teve Ana Fabi que defendeu a equipe de Chopinzinho. Agora, aos 18 anos, conforme Paulo Wegrow, ambas integram um programa americano que acolhe atletas em universidades. “A Ana já encontra-se numa universidade no Kansas”. Guarapuava também exporta uma jogadora nesse mesmo programa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.