22/08/2023
Em Alta Região Segurança

Idoso morre após colisão com trem em Nova Laranjeiras

Ataíde Rodrigues Bonfim, de 68 anos, chegou a ser socorrido com vida pelo Samu, mas morreu a caminho do hospital. Concessionárias afirmam que maquinista seguiu protocolos de segurança

Acidente ocorreu na localidade de Erval Grande (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um acidente envolvendo um carro e um trem resultou na morte de um idoso de 68 anos na tarde desta quinta (15), em Nova Laranjeiras. A colisão ocorreu por volta das 12h50, na Estrada Municipal Vereador João Vollf, na localidade de Erval Grande.

Conforme a Polícia Militar, Ataíde Rodrigues Bonfim conduzia o veículo atingido pelo trem em um cruzamento da estrada rural com a linha férrea. O trecho pertence à Ferroeste e faz a ligação entre Cascavel e Guarapuava, na região conhecida como “Divisor”. A composição envolvida no acidente é da Rumo Logística.

De acordo com a Central de Regulação do Samu, a equipe de socorro chegou ao local e encontrou o motorista ainda com vida. Ele recebeu os primeiros atendimentos e foi colocado na ambulância para transferência hospitalar. No entanto, durante o trajeto, o quadro clínico de Ataíde se agravou e ele não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil também foi informada. No entanto, afirmou que, como o corpo já havia sido retirado para o socorro médico e não estava mais na cena do acidente, as equipes de criminalística não se deslocariam até o ponto da colisão.

O QUE DIZEM AS EMPRESAS

Em notas oficiais enviadas ao Portal Catve e disponibilizadas ao Portal RSN a Ferroeste e a Rumo Logística lamentaram o ocorrido e prestaram solidariedade aos familiares da vítima. A Ferroeste esclareceu que, embora seja a proprietária da via, cedeu o direito de passagem à Rumo, empresa responsável pela operação do trem envolvido no acidente.

Segundo a Rumo Logística, o maquinista cumpriu rigorosamente os protocolos de segurança, acionando a buzina e os freios de emergência ao avistar o veículo. Contudo, devido ao peso e à inércia da composição, não foi possível parar a tempo de evitar o impacto.

A concessionária afirmou ainda que a colisão ocorreu após o motorista tentar cruzar a ferrovia quando o trem se aproximava, desrespeitando a sinalização e as regras de “pare, olhe e escute”. A empresa reforçou que, pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial e atravessar sem parar é infração gravíssima.

A Ferroeste complementou informando que a sinalização no local do acidente encontra-se em conformidade com os padrões exigidos pelo CTB. Ambas as empresas informaram que prestaram apoio no local e acionaram os órgãos de segurança pública.

LEIA AS NOTAS NA ÍNTEGRA

Ferroeste

Em relação ao acidente registrado na tarde desta quinta-feira (15), no município de Nova Laranjeiras, a Ferroeste informa que prestou os primeiros atendimentos à vítima, que foi encaminhada a um hospital da região, porém, infelizmente, não resistiu aos ferimentos.

O trecho ferroviário onde ocorreu o acidente pertence à Ferroeste, que cedeu o direito de passagem à concessionária Rumo Logística, empresa responsável pela operação do trem envolvido. Na condição de administradora da via, a Ferroeste realizou o registro do protocolo e a emissão do informativo pertinente, enquanto a apuração das causas do acidente estão sendo levantadas com apoio da Rumo Logística.

A Ferroeste esclarece ainda que a sinalização existente no local do acidente encontra-se em conformidade com os padrões exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A concessionária Rumo Logística está prestando todo o apoio necessário, em nota informou que o maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança como uso da buzina e acionamento dos freios de emergência,
Porem em virtude do peso do trem não foi possível parar em tempo.

A Ferroeste e a Rumo Logística se solidarizam com os familiares e amigos da vítima neste momento de profundo pesar.

Rumo Logística

A concessionária lamenta a colisão envolvendo um carro e um trem na passagem em nível, no município de Nova Laranjeiras (PR), nesta quinta-feira (15/1). O maquinista cumpriu rigorosamente os protocolos de segurança, incluindo o acionamento da buzina da locomotiva e os freios de emergência. No entanto, devido ao peso do trem, não foi possível evitar o impacto.

A colisão aconteceu após o motorista tentar cruzar a ferrovia quando o trem se aproximava, desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”. Equipes da concessionária foram deslocadas para prestar apoio ao condutor, bem como os órgãos de segurança pública foram acionados.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial. Atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.