22/08/2023
Agricultura familiar Em Alta Região

Governo firma acordo para novos assentamentos em áreas da Araupel

Medida regulariza 33 mil hectares da empresa Araupel e beneficia cerca de 2 mil famílias camponesas que aguardavam há uma década

MST

Um acordo assinado pelo Governo Federal vai regularizar quatro novos assentamentos da reforma agrária na Região Central do Paraná. A medida, assinada nessa quinta (15), beneficia cerca de duas mil famílias. Essas famílias vivem em áreas anteriormente pertencentes à madeireira Araupel, em Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras.

De acordo com o MST, a formalização abrange mais de 33 mil hectares e será viabilizada mediante o pagamento de aproximadamente R$ 580 milhões ao grupo proprietário. O repasse vai ocorrer via precatório, uma modalidade de requisição judicial de pagamento emitida pela União para indenizar a desapropriação de terras para fins sociais.

Conforme o acordo, as negociações contaram com a participação de múltiplos órgãos, incluindo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Fazenda e Relações Institucionais. Além da  Advocacia-Geral da União (AGU) e Procuradoria-Geral da União; Ministério Público Federal (MPF); Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

(Foto: Sebastião Salgado)

As famílias beneficiadas ocupavam as áreas há cerca de uma década. De acordo com o histórico, o processo de regularização intensificou-se em julho de 2025, após o Incra protocolar um pedido de acordo global. Juridicamente, a situação da área é marcada por uma decisão de 2017 do TRF-4. Este órgão declarou nulos os títulos de propriedade da Araupel sobre parte das terras, acolhendo tese de grilagem apresentada pelo Incra em 2014.

AS ÁREAS

As comunidades contempladas são: Herdeiros da Terra de 1º de Maio, Dom Tomás Balduíno, Nova Vitória e Araucária. Todas  já possuem estruturas consolidadas, como escolas itinerantes, associações e produção diversificada de grãos, hortaliças e pecuária de subsistência.

Escolas itinerantes (Foto: MST)

Com a transição de acampamentos para assentamentos oficiais, as famílias passam a ter acesso a políticas públicas regulares. Conforme o acordo, as famílias passar a ter acesso a créditos agrícolas, infraestrutura de energia elétrica, moradia e saneamento. A Região Central do Paraná concentra um dos maiores complexos de reforma agrária da América Latina, processo iniciado há 30 anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.