22/08/2023
Brasil Cotidiano

Morre o ex-ministro Raul Jungmann em Brasília

A trajetória de Jungmann fica marcada especialmente pela atuação à frente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Política Fundiária

Raul Jungaman Foto Thomaz Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) confirmou, neste domingo (18), a morte de Raul Jungmann, aos 73 anos. O ex-ministro e atual diretor-presidente da entidade estava em Brasília e não resistiu às complicações de um câncer de pâncreas contra o qual lutava há meses.

Para os paranaenses, a trajetória de Jungmann fica marcada especialmente pela atuação à frente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Política Fundiária.

Na época, Jungmann esteve em Guarapuava cumprindo agenda no Cedeteg (Campus da Unicentro). A vinda do ex-ministro à cidade teve debate sobre a reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar na região central do estado, em um período de grandes transformações no campo.

TRAJETÓRIA PÚBLICA

Com mais de cinco décadas dedicadas à vida pública, o pernambucano Raul Jungmann foi uma figura central na política brasileira. De acordo com a trajetória dele, comandou quatro pastas estratégicas nos governos FHC e Michel Temer (Política Fundiária, Desenvolvimento Agrário, Defesa e Segurança Pública). Exerceu mandatos como vereador e deputado federal. Desde 2022, presidência o IBRAM, onde trabalhava para implementar uma agenda de mineração sustentável e diálogo institucional.

HOMENAGEM

Em nota, Ana Sanches, presidente do Conselho Diretor do IBRAM, lamentou a perda. “Raul foi um homem público de estatura singular, defensor ferrenho da democracia e sempre comprometido com o interesse público”.

Atendendo a um desejo pessoal de Jungmann, o velório será uma cerimônia reservada exclusivamente para familiares e amigos próximos em Brasília. (*Com Agência Brasil)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.