22/08/2023

PM de Guarapuava canta como Tim Maia e ‘ganha’ o Verão Maior

Alex Maurício de Lima, 3º sargento da PMPR, impressiona com voz e presença na Banda Polícia Militar que faz sucesso no litoral paranaense

Alex, policial militar e cantor (Foto: divulgação)

Eles chegam fardados, mas quem assiste garante: é impossível ficar parado. A banda da Polícia Militar do Paraná, que há quatro verões vem animando as areias do litoral paranaense, se tornou neste ano uma das maiores atrações do Verão Maior Paraná. Trata-se do programa estadual que promove shows, atividades esportivas e culturais em várias cidades litorâneas.

Banda da PM (Foto: divulgação)

Mas o que há de tão especial? Além do repertório pop, rock e MPB que embala as multidões à beira-mar, os músicos são todos policiais militares. E o vocalista principal, que tem chamado a atenção não apenas do público, mas também de artistas renomados que passaram pelo litoral neste verão, é ninguém menos que um filho de Guarapuava.

Estamos falando do 3º Sargento Alex Maurício de Lima, ex-integrante do 16º Grupo de Artilharia de Campanha, onde trabalhou por 13 anos atendendo Guarapuava e os municípios da Região. Hoje, ele carrega no microfone a força de uma trajetória marcada por disciplina e paixão pela música. E, claro, um vozeirão que muitos comparam ao de Tim Maia.

Antigamente eu conhecia só as mais famosas do Tim Maia. Mas agora, com o repertório da banda, mergulhei de vez nesse universo. Hoje, temos um show completo dedicado a ele.

E não é exagero. A presença de palco, o timbre potente e a entrega nas performances fazem jus à lenda da ‘soul music’ brasileira. Tamanha é a semelhança que ele tem sido chamado de “Tim Maia fardado” por onde passa.

3º Sargento Alex à La Tim Maia (Foto: divulgação)

DE FESTIVAL SERTANEJO AO PALCO DO VERÃO

A história musical de Alex começa cedo, ainda na infância, cantando em igrejas. Ao lado do primo Dynei, formou uma dupla sertaneja que percorreu o Paraná inteiro. De acordo com o policial cantor, a dupla chegou a lançar um CD e uma música que ficou conhecida, chamada Kitnet. Mesmo depois de ingressar na Polícia Militar aos 21 anos, nunca largou a música.

Em 2019, já morando na capital, conforme disse Alex ao portal RSN, ele encarou uma seletiva para vocalistas da Banda da PMPR. Escolhido, desde então vem representando a corporação não só na segurança pública, mas também como ponte entre a polícia e a população — algo que ele considera essencial:

A banda é uma ferramenta de aproximação. Diminui preconceitos, mostra outro lado do policial, o lado humano, acolhedor. E isso é fundamental nos tempos que vivemos.

DE GUARAPUAVA PARA O BRASIL

Enquanto o verão vai chegando ao fim, os vídeos das apresentações da banda viralizam, rendendo convites, elogios e novos fãs. E Guarapuava pode esperar: Alex sonha em voltar à cidade natal com o show completo.

Minha família toda está aí. Tenho um carinho imenso por Guarapuava. Espero me apresentar em breve na cidade e retribuir todo esse amor com música.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.