22/08/2023
Blog da Cris Guarapuava

Na Câmara, corrida por Brasília e Curitiba já agita os bastidores

Mesmo com veteranos consolidados, vereadores e vereadora desafiam o peso das estruturas e miram a Alep e Brasília

Câmara de Guarapuava (Foto: Ascom)

Em Guarapuava, a eleição de 2026 já começa o rascunho e o movimento mais interessante vem da Câmara de Vereadores. Alguns parlamentares locais decidiram que é hora de sair do Legislativo Municipal para tentar voos mais altos, mesmo sabendo que o cenário está longe de ser fácil.

No campo estadual, o terreno já é densamente ocupado por figuras de peso que buscam a reeleição. Ainda assim, vereadores como Nego Silvio (PL) admitem convites para disputar uma vaga na Assembleia. Ele, que se projeta bem nos bairros, pode tentar se firmar como o “candidato popular” em meio aos ‘grandes’. Já Gilson da Ambulância, coordenador regional do PSB, quer mais: sonha com a Câmara dos Deputados. Uma empreitada ousada, mas que reflete ambição de quem já percorre o interior em nome do partido.

Na mesma trilha federal caminha Pedro Moraes (MDB), presidente da Câmara, surge como o vereador com maior potencial de crescimento político real. Ele representa uma nova geração que busca espaço sem romper com a institucionalidade. Não confronta por confrontar, mas também não se omite. E em tempos em que o eleitor busca equilíbrio, clareza e firmeza, pode ser justamente esse perfil que o leve além dos muros da Câmara Municipal.

Entre a bancada feminina, está o nome da Professora Terezinha (PT), vereadora que já chegou muito perto de conquistar uma vaga na Câmara Federal 2022. Militante histórica, respeitada nos setores da educação e dos movimentos sociais, Terezinha alia coerência ideológica a bom desempenho eleitoral.

TRANSIÇÃO

O fato é que, entre projetos viáveis e apostas de alto risco, a movimentação na Câmara mostra que há um desejo coletivo de romper os limites da política local. Se todos irão até o fim com as candidaturas, ainda é cedo para cravar. Mas o recado está dado: os vereadores de Guarapuava querem deixar de ser apenas base de apoio e se tornar protagonistas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.