22/08/2023
Em Alta Guarapuava Política

Câmara de Guarapuava corta diárias e passagens por 60 dias

Portaria assinada pela presidência estabelece medidas rigorosas de contenção, incluindo restrição no uso de veículos, ar-condicionado e revisão de contratos

(Foto: Ascom/Câmara Municipal de Guarapuava)

A Câmara Municipal de Guarapuava implementou um plano de contingenciamento de gastos com validade de dois meses. A Portaria n.º 03/2026, assinada pelo presidente Pedro Moraes (MDB), estabelece medidas de controle na gestão do dinheiro público no Legislativo até o final de março.

Entre as decisões mais drásticas está a suspensão integral da concessão de diárias e passagens para vereadores e servidores durante os 60 dias de vigência do ato.

CORTE DE GASTOS

O pacote de economia também atinge o funcionamento cotidiano da Casa. Confira as principais restrições:

Frota: o consumo de combustível será racionalizado, com uso de veículos limitado a serviços estritamente necessários.

Energia e insumos: o uso de ar-condicionado fica restrito ao horário de expediente, e a iluminação externa deve permanecer desligada fora dos períodos de sessões ou eventos oficiais.

Materiais: novas aquisições de móveis e materiais estão suspensas, e o uso de papel deve ser reduzido ao mínimo, priorizando meios digitais.

Equipamentos: computadores e impressoras devem ser desligados durante o horário de almoço e após o uso.

REVISÃO DE CONTRATOS E USO DO ESPAÇO

A Câmara também prevê a revisão de contratos de serviços considerados não essenciais, que podem sofrer renegociação ou redução. Além disso, a cessão da Sala de Sessões para eventos externos foi suspensa, salvo casos excepcionais analisados pela presidência.

O QUE FICA DE FORA

A portaria preserva o pagamento das despesas obrigatórias. Seguem mantidos sem alterações:

Folha de pagamento e encargos sociais;
Obrigações contratuais essenciais e inadiáveis;
Determinações judiciais e obrigações tributárias.

Qualquer nova despesa no período dependerá de estudo de impacto financeiro e disponibilidade orçamentária comprovada. As medidas entraram em vigor na última quinta (29).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.