22/08/2023
Cotidiano Em Alta

Diocese constrói e entrega casas em Rio Bonito do Iguaçu

Cáritas entrega segunda casa beneficiando dona Élia, após tornado que deixou famílias sem lar em Rio Bonito do Iguaçu

Dona Elia recebe a casa em Rio Bonito do Iguaçu (Foto: Jorge Teles/Diopuava)

Quando o tornado do dia 7 de novembro do ano passado atingiu Rio Bonito do Iguaçu, dona Élia Ferreira da Fonseca viu a casa ser destruída pela força do vento. Em poucos minutos, perdeu o que havia construído ao longo de anos. Como outras centenas de famílias da comunidade, ficou sem teto e precisou enfrentar a dor da perda e a incerteza do recomeço.

Foi nesse cenário que a solidariedade começou a transformar a história. A Cáritas Diocesana de Guarapuava, junto com a Paróquia e Santuário Santo Antônio de Pádua, hoje Santuário da Esperança, mobilizou doações e iniciou a construção de novas moradias para quem perdeu tudo. E essa entrega simboliza o gesto concreto da Campanha da Fraternidade que neste ano traz a moradia como tema.

Dona Elia recebe a casa em Rio Bonito do Iguaçu (Foto: Jorge Teles/Diopuava)

Dona Élia foi a segunda contemplada. A nova casa é pré-fabricada, com 48 metros quadrados, construída ao custo de R$ 49 mil, valor arrecadado por meio de doações e da colaboração de uma ampla rede de apoio formada após a tragédia. Mais do que uma estrutura física, a casa representa dignidade, segurança e esperança renovada.

Até agora, duas casas já foram entregues às famílias atingidas. De acordo com a Diocese de Guarapuava, outras duas estão em construção. Uma em fase bastante adiantada e a quarta iniciada há poucas semanas. Todas seguem o mesmo padrão.

Casa construída pela Cáritas em RBI (Foto: Jorge Teles/Diopuava)

A história de dona Élia é símbolo desse recomeço. Depois do medo e da destruição, veio o gesto concreto de amor ao próximo. Conforme disse o bispo D. Amilton ao Portal RSN,  cada parede erguida carrega não apenas tijolos e madeira, mas a força de uma comunidade que decidiu reconstruir, junto com as casas, a esperança.

CASAS QUE SERÃO ENTREGUES

Casa em construção (Foto: Jorge Teles Diopuava)

A terceira residência já está quase concluída.De acordo com o cadastro, a quarta beneficiará as irmãs Idazilma e Maria Idalina do Nascimento. Maria Idalina recorda que da antiga casa destruída pelo tornado restou apenas a lavanderia e a máquina de lavar. “O resto, nós perdemos tudo. Apesar das perdas, a esperança fala mais alto. “E a gente fica feliz e não sabe como agradecer isso. É uma bênção.”

De acordo com D. Amilton, recursos já estão sendo recebidos e servirão para mobiliar as casas que estão sendo entregues.

Desde o dia da tragédia, a presença da Igreja Católica em Rio Bonito do Iguaçu tem sido constante. Seja na acolhida imediata, na mobilização de recursos, no acompanhamento das famílias ou agora na construção das casas, a igreja permanece próxima. Para isso, conforme o Bispo, mantém um escritório de atendimento na cidade.

*Veja o vídeo produzido pelo jornalista Jorge Teles, assessor de comunicação da Diocese

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.