22/08/2023
Geral

Jovens organizam manifesto contra a homofobia

imagem-32869

Impulsionados pela morte do acadêmico do curso de Filosofia, Adriano Felipe Bueno Monte, 24 anos, jovens de Guarapuava estão organizando o movimento contra a homofobia “Nada Vai Nos Calar”. Adriano foi encontrado amordaçado, com os pés e mãos amarradas e sinais de violência na pedreira, próximo à Estação Rodoviária, em Guarapuava, na quinta-feira (17).

O estudante Willian Nathan de Paula, um dos organizadores do movimento, diz que as condições em que o corpo foi encontrado mostra que foi um crime de homofobia. “Chega de morte de homossexual por ódio. Todos são iguais”, desabafa Willian.

Em 2011 foram registradas 12 mortes de homossexual de forma violenta no Paraná e 221 em todo país. Os números assustam Willian que também lembra das mortes de Tiago Esteche e David Kulak que foram mortos, em 2004 e 2003, e que até agora não foram encontrados os culpados. “Fico pensando quem será a próxima vítima e com medo de andar sozinho na rua”, diz o acadêmico.

Cerca de 300 pessoas devem participar do movimento que acontece na sexta-feira (25) em frente a praça da Unicentro, campus Santa Cruz, às 18h30.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.