Após a finalização e entrega do Plano Diretor Municipal, recentemente, agora o Município de Coronel Domingos Soares iniciou o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social. A reunião foi no gabinete do prefeito, entre o responsável pelo Departamento de Engenharia, Edson Muller Gheno, o assessor jurídico da Prefeitura, Luiz Henrique Ribas, o técnico agropecuário do Departamento de Agricultura, Arival Farias Prestes, a assistente social Rosalina Bedin e a arquiteta da empresa Lahsa, Silmara Brambila dos Santos.
De acordo com Gheno, o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social busca o enquadramento do município ao plano do Governo Federal, com o intuito de “detalhar e estabelecer as metas, as prioridades e cronogramas, visando implementar o programa habitacional no município, com vistas a ampliar o número de habitações e reduzir a carência de moradias, especialmente para a população de baixa renda”. Como é um plano direcionado tanto para a área rural como para a urbana, os setores envolvidos em sua elaboração são: Ação Social, Engenharia, Agricultura e Emater.
O motivo dessa primeira reunião foi a coleta de dados, onde a arquiteta apresentou alguns questionários e explicou o que é preciso, nesse primeiro momento, para o início dos trabalhos. Boa parte do que é necessário, com relação à moradia, já foi levantado pelo Departamento Municipal de Ação Social, o que adianta o processo de elaboração.
“O nosso município está crescendo, e todo município que cresce necessita de moradias, porque é mais gente que vem morar aqui. Este Plano é para organizarmos melhor a situação habitacional de Coronel Domingos Soares”, disse o prefeito, Mauro Correa de Almeida.
A Prefeitura já apresentou projeto ao Ministério das Cidades solicitando recursos para a elaboração do Plano. O próximo passo é a criação do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, do Conselho Municipal das Cidades e do Conselho Municipal de Habitação.