22/08/2023
Saúde

Hemocentro de Guarapuava comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário

imagem-32989

Hoje, dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e Medula Óssea. E para celebrar a data o Hemocentro de Guarapuava está fazendo um mutirão de coleta de sangue no Hotel Atalaia até às 18 horas, além de homenagear doadores, trabalhadores da saúde e pessoas que trabalham na conscientização da importância de se fazer a doação.

Segundo Gidalti Bueno Linhares, diretor do Hemocentro, este ano o número de doadores aumentou 15% em relação a 2010, chegando a 11 mil atendimentos. Para o próximo ano o diretor quer aumentar ainda mais essa porcentagem. “Para 2012 estimamos um aumento de 20% em relação a este ano. Para isso vamos continuar as parcerias com as empresas, além de elaborar um calendário mensal onde será realizada uma vez por mês a coleta de sangue nas cidades de Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis”, diz Gidalti.

Um dos voluntários que ajuda na divulgação da importância da coleta sangue e medula óssea é o policial do Batalhão de Patrulha Escolar Paulo Cesar da Silva, que mantém o Projeto Amigos da Menina Maria Júlia. O grupo é formado por 20 alunos do Colégio Carneiro Martins que visita as escolas de Guarapuava conscientizando os outros alunos sobre a doação. “Nesses colégios que visitamos também fizemos a coleta de sangue. Teve escola que faltou bolsa para coletar o material de tanto que foi a procura”, lembra Paulo Cesar.

 

Nesse dia do doador voluntário, o deputado Cesar Silvestri Filho lembrou de todas as pessoas que se mobilizaram com o caso da menina Maria Júlia Franciosi Gelinski, diagnosticada com câncer linfático, também chamado de linfoma, um tipo de câncer que envolve as células do sistema imunológico. “O caso da Maria Júlia mostrou como o guarapuavano é solidário. E esse ato de compaixão de mais de 5 mil pessoas pode salvar muitas vidas. É um ato humanista que supera qualquer tipo de barreira”, fala o deputado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.