22/08/2023



Educação

Educação cadastra projetos para a construção de 10 creches em Guarapuava

A Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava conseguiu elaborar os projetos exigidos pelo Governo Federal para a construção de 10 creches em bairros da cidade.
O prazo final era o dia 30 de novembro, mas os projetos foram encaminhados ainda na sexta-feira (25). “Nos empenhamos e conseguimos cumprir o prazo até de forma antecipada. As áreas já estão definidas. Agora está nas mãos do Governo Federal que deve liberar os recursos”, disse a secretária municipal de Educação e Cultura, Dorotil Casagrande Melhem em contato com a RSN. Ela não soube precisar o montante de recursos necessários para as obras. As propostas foram cadastradas no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), no módulo do Plano de Ações Articuladas (PAR) de 2010.

As novas unidades contemplarão os bairros Xarquinho (ao lado da Escola Total), Jardim das Américas, Residencial 2000 (ao lado da Escola Luiza Pawelina), Morro Alto, Vila Bela, São Cristóvão, Boqueirão, Vila Planalto, Vila Rebouças e Bonsucesso.
De acordo com a secretária, 07 áreas já estão definidas e são próprias do Município e outras 03 estão sendo desapropriadas.

“Os deputados nos garantiram que a verba está reservada. Então vamos aguardar os próximos passos”, disse Dorotil Casagrande Melhem. Os deputados federais Zeca Dirceu e Ângelo Vanhoni foram interpelados para a liberação dos recursos das creches.

NA PRIMEIRA ETAPA GUARAPUAVA FICOU DE FORA
Em 7 de janeiro de 2011a RSN mostrava a exclusão de Guarapuava na lista dos municípios contemplados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento( PAC2) por falta de projetos . O programa com recursos a fundo perdido, ou seja, sem qualquer contrapartida do município, contemplou nessa primeira etapa 223 municípios brasileiros em 24 estados. No Paraná já estão sendo construídas 32 creches em 15 municípios.

De acordo com o Governo Federal, agora a nova etapa do programa de construção de creches e pré-escolas prevê a execução de 4.943 novas unidades em 1.466 municípios. Somadas com as 1.484 creches já em construção em 1.040 municípios, supera a meta de seis mil unidades previstas pelo governo Dilma. É aí que Guarapuava se encaixa.

Se as 10 novas creches em Guarapuava saírem do papel poderão suprir o déficit de vagas para a educação infantil. Segundo o Ministério Público, Guarapuava possuía em 2010 duas mil crianças entre 0 e 6 anos de idade fora da escola. Para fazer frente à demanda seria necessário a construção de pelo menos mais 10 unidades que, somadas as 8 já existentes, supririam a demanda.

Por conta dessa falta de vagas, em dezembro de 2010 Ministério Público do Paraná ajuizou mais uma ação civil pública contra o prefeito Fernando Ribas Carli pedindo a condenação de Carli por improbidades administrativa por descumprimento de ordem judicial que determinava a construção de creches em Guarapuava. A Câmara de Vereadores arquivou.

Em 20 de dezembro de 2010 Carli conseguiu suspender a liminar concedida ao Ministério Público em primeira instância e que obrigava a construção das creches . A suspensão da liminar foi concedida ao prefeito pelo Tribunal de Justiça do Paraná até que a sentença fosse publicada.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo