Curitiba – O Governo do Paraná apresenta uma proposta madura para garantir o emprego no Estado, declarou o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná (Fetiep), Luis Ary Gin, durante a comemoração dos 60 anos da entidade, realizada nesta segunda-feira (16), em Curitiba.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC), idealizada pelo governador Roberto Requião, quer vincular incentivos fiscais à manutenção de empregos e investimentos pelas empresas paranaenses. O governo tem uma postura de ouvir as centrais sindicais e percebeu que os incentivos oferecidos para empresas precisam ser divididos com os trabalhadores, completou Gin.
Durante o evento, Requião foi um dos homenageados com a primeira Comenda da Ordem do Mérito do Trabalho da Fetiep, e foi representado pelo secretário chefe do Gabinete do Governador, Carlos Moreira. O governo estadual está sendo reconhecido por suas políticas públicas contra o fim das demissões e pela luta ao lado dos trabalhadores, definiu Moreira sobre a homenagem ao governador.
De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, o governo do Estado está fazendo a sua parte para vencer a crise econômica. São iniciativas efetivas e fiscais para baixar tributos e incentivar a produção, disse. No fim do ano passado, o governo conseguiu a aprovação de lei que reduz de 18% para 12% o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em operações internas, incidente em mais de 95 mil itens de consumo popular, como medicamentos, alimentos e produtos de higiene.
A lei passa a valer em abril. Porém, desde o início deste ano, materiais escolares já foram contemplados com a redução do ICMS para fazer valer a queda dos preços para o ano letivo de 2009. Para o presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Pianna, a atitude do governo é louvável e terá reflexos significativos a longo prazo. Reduzir o ICMS provoca aumento da capacidade de produção, aquece o comércio e garante o emprego.
(AEN)