O ex-deputado estadual Fernando Carli Filho está a um passo de ser julgado pelo Tribunal do Júri. A Primeira Câmara do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) manteve a decisão de julgamento por um júri popular. Carli Filho está sendo julgado pela morte dos jovens Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo Almeida em maio de 2009, em Curitiba.
De acordo com o advogado Elias Mattar Assad, que atua como assistente da acusação, a defesa do ex-deputado ainda pode ingressar com um recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, para isso será necessário passar pelo vice-presidente do TJ, que julgará suas procedências.
Numa previsão otimista, Elias Mattar Assad acredita que o julgamento de Carli Filho poderá acontecer já no primeiro semestre de 2012. “Quanto a eventuais recursos defensivos, não se observa no caso qualquer violação de leis federais ou da Constituição, contrariamente, todos os direitos do acusado foram respeitados. O STJ e STF já têm entendimentos firmes a respeito da matéria e este caso é exemplo clássico de dolo eventual", disse o criminalista.