22/08/2023
Educação

PAC- Unicentro divulga os temas de redação e o índice de ausência

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A Coordenadoria Central de Processos Seletivos (Coorps) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) divulgou o demonstrativos do percentual de candidatos ausentes no Programa de Avaliação Continuada (PAC), realizado neste domingo (4/12), das 14 às 18 horas, para estudantes da primeira, segunda e terceira séries do ensino médio. Dos 3272 inscritos para as provas, 267 faltaram (8,16%). O PAC I teve 105 ausentes (6%), de 1748 inscritos; No PAC II, dos 862 inscritos, apenas 30 faltaram (3,48%). O maior número de ausentes foi no PAC III, que contabilizou 132 (19,93%), de um total de 662 estudantes esperados.

 

A diretora em exercício da Coorps, Maria Aparecida Mores Pinto, lembrou que este é o primeiro processo que envolve alunos do terceiro ano que entrarão por meio das cotas reservadas ao PAC, sendo que estes já escolheram os cursos aos quais estão concorrendo. Ela também destacou que “o alto índice de ausentes do PAC III se deve ao fato de muitos candidatos já terem obtido aprovação em outros processos vestibulares”.

 

Com a escolha dos cursos pelos alunos que prestam o PAC III, foi possível obter a relação candidato-vaga de todos os cursos, que pode ser acessada pelo site: www.unicentro.br/vestibular/pac/.

 

PROVAS / REDAÇÃO
As provas do PAC são constituídas por uma Redação e cinquenta questões de múltipla escolha, abrangendo as seguintes disciplinas do ensino médio: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia, de acordo com os Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o ensino médio. Os conteúdos das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia são avaliados somente no PAC III.

 

As provas são realizados em Guarapuava (campus Santa Cruz), Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis, Coronel Vivida e Mallet.

 

Na Redação, candidatos do PAC I optaram entre um texto narrativo ou a criação de uma história. O primeiro sugeria a narração da história de uma garota preconceituosa que, ao sofrer uma grande decepção, encontrou o apoio necessário nas pessoas que ela mais discriminava, começando, a partir daí, a ter uma nova concepção de vida e a combater, onde estivesse, qualquer forma de preconceito. Na segunda alternativa, os candidatos deveriam criar uma história – construindo o cenário, o enredo, o tempo e os personagens – em que o (a) protagonista, a partir de uma situação inicial, relembrasse um acontecimento que marcou a sua vida e o narrasse para um interlocutor, pontuando determinados detalhes que passaram a ter um significado especial em sua existência.

 

No PAC II, as duas opções de Redação solicitavam dissertação. Na primeira opção, era para ser emitido um parecer sobre a descriminalização da maconha e as possíveis consequências que tal legalização poderá acarretar para a sociedade em geral. Os que escolheram a segunda proposta, tiveram que produzir uma dissertação procurando explicar o comportamento da juventude atual, enumerando possíveis causas e sugerindo medidas que possam nortear a conduta de crianças e de jovens para que, ao serem vistos com olhar desaprovador, possam iniciar um processo de autocrítica e reverter sua maneira de pensar e de agir.

 

Já os participantes do PAC III puderam optar por um texto dissertativo-argumentativo ou por um narrativo. A opção inicial pedia que o estudante fizesse um texto sobre a necessidade de se manter um comportamento ético ao se navegar na Internet e/ou ao se envolver em quaisquer eventos relacionados com as tecnologia da informação, pois o respeito ao outro é gerador de bons relacionamentos e da paz social. Já a segunda opção solicitava, inicialmente, uma reflexão sobre a música “Como nossos pais” (Belchior) e, em seguida, a elaboração de um texto narrativo sobre o conflito entre as diferentes gerações e a reprodução inconsciente pelos mais novos de valores das gerações passadas.

O que é o PAC?

O Programa de Avaliação Continuada foi implantado pela Unicentro com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e ampliar a oferta de vagas dos cursos de graduação aos alunos da região. O sistema é um método de seleção que difere do vestibular tradicional, principalmente por ser realizado enquanto o estudante está cursando o ensino médio.

O programa possibilita que os candidatos realizem as provas anualmente, de acordo com os conteúdos de cada uma das séries do ensino médio, em conformidade com o estabelecido pelos Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais, com objetivo de selecionar e classificar alunos-candidatos oriundos das escolas participantes do PAC, por meio dos desempenhos obtidos nas provas realizadas durante as três séries do ensino médio. O número de vagas ofertadas pelo PAC é de 20 % do total das vagas anuais de cada curso, turno e local de oferta pela Unicentro. A pontuação final do candidato é a média obtida pela soma das notas de cada uma das três etapas do Programa.

Demais informações na Coordenadoria Central de Processos Seletivos, pelos telefones (42) 3621-1034 (Guarapuava) e (42) 3421-3068 (Irati), através do e-mail: pac@unicentro.br, ou do site: www.unicentro.br/pac.

Cristina Esteche

Jornalista

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