Guarapuava – O requerimento apresentado pela vereadora Maria José Mandu Ribas (PSDB) solicitando ofício ao secretário de Estado da Saúde, Gilberto Berguio Martin, que esclareça a não inclusão de Guarapuava na previsão de construção de unidades da Saúde da Mulher, foi aprovado por unanimidade.
A vereadora lembra o Governo do Estado vai construir em 2009 21 novas unidades de Saúde da Mulher e da Criança nas regiões de Ponta Grossa e Guarapuava sem, entretanto, que o município seja beneficiado.
O presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, Gilson Amaral (DEM) anunciou que vai entrar em contato com os deputados Artagão Junior (PMDB) e Fernando Carli Filho (PSB) para saber o porquê dessa exclusão. As Comissões da Câmara devem dar respostas aos interesses da população, afirmou o democrata. Os vereadores Antenor Gomes de Lima (PT), ElcioMelhem (PP) e João Napoleão (PSDB) também fizeram intervenções apoiando abertamente o pedido feito pela vereadora.
O anúncio da construção das novas unidades de saúde da mulher e da criança foi feito recentemente pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, e pelo diretor-geral da Secretaria da Saúde, André Pegorer, durante reunião de trabalho realizada na sede da 3.ª Regional de Saúde, em Ponta Grossa.
As novas unidades serão construídas nos municípios de Arapoti, Castro, Fernandes Pinheiro, Jaguariaíva, Lapa, Mallet, Ponta Grossa (4 unidades), Prudentópolis, São Mateus do Sul, Teixeira Soares, Campina do Simão, General Carneiro, Iretama, Laranjeiras do Sul, Palmital, Reserva do Iguaçu, Roncador e Virmond.