O prefeito de Guarapuava, Luiz Fernando Ribas Carli, assumiu na manhã de hoje (13) a sua ausência em público e afirmou que irá circular mais pela cidade. “Quero me penitenciar, não só com a imprensa, mas com toda a população de Guarapuava”, disse. Carli concedeu entrevista ao comunicador Tonico de Oliveira, na Cultura AM.
O prefeito justificou sua ausência em público “com o trabalho que vem realizando na captação de recursos e elaboração de projetos para obras para Guarapuava. Tenho procurado trabalhar muito. Eu tinha que gerir a Prefeitura para que tivéssemos os recursos e os projetos, e isso toma muito tempo. Hoje estamos desenvolvendo trabalhos em diversas áreas. Não tenho circulado muito nas ruas centrais, mas tenho marcado presença nos bairros. Agora queremos ter uma frequência maior. Temos muita coisa pra falar, muita coisa pra contar pra população de Guarapuava”, enfatizou Carli.
Entre os projetos que estão sendo postos em prática, Carli citou o caso das creches, que estão sendo elaboradas em parceria com o governo federal. “Nós sabemos que existe a necessidade de construir creches em Guarapuava. Costumo lembrar, porque fui muito penalizado também, que as últimas creches construídas em Guarapuava foram na minha primeira administração, depois não foram construídas mais creches. São as mesmas construídas há 20 anos. Precisa de recursos para construir e depois para manutenção. Enfim, todos os gastos que são necessários para as creches. Nós, em contato com o governo Federal, com quem temos um relacionamento perfeito, conseguimos 10 creches. Estivemos na semana passada conversando com o ministro Fernando Haddad. Nós temos os terrenos, que são terrenos de no mínimo 2.800 metros quadrados. Tá tudo ok, só se der algum crepe as creches não saem”, informou.
Conforme Carli, os convênios para as construções das creches devem ser assinados até abril de 2012. Cada uma, que deve ter em torno de 1.00 metros quadrados de área construída, terá o custo de R$ 1,3 milhão. Segundo o prefeito, com as novas creches devem ser geradas 2.500 novas vagas. “Isso é o suficiente para atender nossa demanda”, diz.
Centro da Juventude na Vila Bela
Com relação à construção do Centro da Juventude na Vila Bela, em parceria com o governo do Estado, Carli foi evasivo, garantindo apenas que a obra será efetivada. “O Centro é um projeto do Governo do Estado com parceria da Prefeitura. Estava dentro do projeto previsto até piscina, mas o governo do Estado decidiu retirar as piscinas. Compramos o terreno em 2009. Será uma obra que irá atender os jovens. Está garantida. Como disse, é convênio com o governo do Estado”, destacou o prefeito.
Com relação à situação das agentes da Estar, Carli disse que a situação será regularizada, com a realização de um concurso para a contratação. “De acordo com orientação do MP foram contratadas de forma ilegal. Estamos atendendo uma determinação do MP. Essas funcionárias da Febem fizeram um concurso público. A antiga Fubem, que hoje é Proteger, depende de 90% de recursos da Prefeitura. Os funcionárias da Prefeitura têm que ser estatutários. Já enviamos o projeto para a Câmara, criando os cargos. Terão os mesmo direitos que terão os demais funcionários da Prefeitura”, afirmou Carli, sem citar para quando está prevista a realização do concurso.
Pavimentação
Durante a entrevista, o prefeito de Guarapuava deixou claro que a “menina dos olhos” da sua administração está sendo a pavimentação. Ele citou o recape do prolongamento da Rua XV de Novembro, ligando a via à BR 277. Segundo ele, hoje (13) a obra deve ser concluída. “O recape da XV faltaram 700 metros para chegar à BR 277. Hoje, já fui informado, que estão trabalhando na Rua XV e esse trecho será finalizado”, disse.
“Já chegamos a 52 quilômetros de ruas recapeadas. Tudo com recursos próprios, na cidade e no interior. Lancei inicialmente a proposta de recapear 50 quilômetros. Expandi para 80 e já estamos com 52. Vamos passar dos 100 quilômetros de recapeamento. Além disso, já estão sendo executados 22 quilômetros de novos asfaltos, iniciando pelo Loteamento Zagonel. São obras que estão sendo feitas com recursos próprios”, acrescentou Carli.
O prefeito de Guarapuava concluiu sua participação pedindo desculpas à população. “Peço desculpas por aquilo que não consegui fazer ainda. Minha vontade é de fazer mais e mais. Vou trabalhar até o dia 31 de dezembro de 2012”, concluiu.