22/08/2023
Saúde

Cascavel ganha centro de referência para tratamento de fissura lábio-palatal

O governador Beto Richa inaugurou nesta quinta-feira (22/12), em Cascavel, uma nova ala do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) especializada no tratamento de fissura lábio-palatal. A unidade, que será o segundo centro de referência do Paraná nessa área, terá oito consultórios e 14 especialidades, incluindo cirurgias plásticas e pediátricas. Além da especialização em fissura lábio palatal, o novo bloco terá um banco de leite, biblioteca setorial e refeitório.

Foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões na obra, custeada pelos governos estadual e federal. A nova ala entrará em operação no início de fevereiro. “O governo investe para garantir um atendimento de saúde mais humano, com mais qualidade e dignidade. Saúde pública é nossa prioridade”, disse o governador.

Richa destacou o compromisso do governo estadual de fortalecer o ensino superior no Paraná. “Queremos também que as universidades paranaenses sejam um centro irradiador de conhecimento, investindo vigorosamente em pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, afirmou o governador. Ele lembrou que o Hospital Universitário do Oeste do Paraná faz parte do programa Hospsus. “Iremos repassar R$ 240 mil mensais para essa unidade”, informou ele.

Denise Davidoff, coordenadora do Centro de Atenção e Pesquisa em Analomia Craniofacial, que será responsável que administração da nova unidade, explica que no Brasil, um em cada 650 bebês nasce com fissura lábio-palatal. “E um problema comum que atinge muitas famílias. Essa unidade irá oferecer um tratamento completo, dando dignidade às crianças”, disse ela.

Segundo Denise, até agora os pacientes precisavam ir a São Paulo ou Curitiba para realizar o tratamento, o que gerava custos e transtornos para os familiares. A nova ala terá também atendimento odontológico com 12 cadeiras, laboratório de prótese, raio-x e salas de fisioterapia e recreação.

 

AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.