As provas do Trekker Trek começaram ontem, sexta-feira (06), na Festa dos 60 anos de Entre Rios. Esta é a quarta etapa da competição dos tratores “envenenados” paranaenses. A disputa, que também ocorre na manhã deste sábado, está dividida em cinco categorias e consiste na força de arrasto dos tratores que percorrem uma pista de 100 metros rebocando uma carreta que pode chegar ao peso de 60 toneladas. Competições continuam hoje (07).
Esta é a primeira vez que o Trekker Trek é realizado em Entre Rios. “Estamos muito contentes com a realização deste esporte saudável e divertido”, disse o presidente da Cooperativa Agroindustrial Agrária Jorge Karl durante a solenidade de abertura, que foi iniciada com a participação especial de um dos tratores mais antigos da cidade, um Ursus (de 1959), que do auto de seus 40 CV de potência inaugurou a pista especialmente construída para a prova no estacionamento da Agromalte.
Tratores empinando, fumaça, labaredas de fogo que saem dos escapamentos e muito barulho de aceleração estão entusiasmando os visitantes. Turbinados e com potencia três vezes maior do que os originais há maquinas nas quais o investimento chega aos R$ 30 mil. “Meu trator não tem preço, não vendo de jeito nenhum”, disse o agropecuarista Bernard Willen Bouwman, da colônia holandesa de Castrolanda, em Castro, que dentre os participantes é um dos veteranos e já compete há 10 anos.