Foi estendido até o próximo dia 30 o prazo para a população responder à enquete do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) sobre a área da Saúde. As respostas dadas pelos cidadãos serão usadas pelo Tribunal para planejar a fiscalização da Saúde, em todo o Paraná, ao longo de 2012.
Desde o dia 2 de dezembro, data inicial de postagem da consulta popular, 675 pessoas responderam ao questionário. Por enquanto, a atuação do terceiro setor – segmento formado por organizações do setor privado que prestam serviços de utilidade pública – é o assunto que desperta o maior interesse da população. O quesito conta com 25% das respostas. Em seguida vêm a atuação dos conselhos municipais da saúde, com 12% das preferências, e os hospitais regionais, com 10%.
Na sequência estão os itens “combate ao craque”, que registra 7% das respostas, “assistência farmacêutica”, que responde por 6% das menções, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com 5,6% das preferências. "Esta é mais uma oportunidade que o Tribunal dá para que a população venha junto e participe da fiscalização, dando mais efetividade ao nosso trabalho", declara o conselheiro Fernando Guimarães, presidente do TCE.
Os 20 assuntos listados envolvem, ainda, o Programa Saúde Bucal e o combate à dengue. O desempenho da Central Estadual de Transplantes, o número de leitos de UTI disponíveis e a vigilância sanitária também fazem parte da relação, entre outros assuntos.
Terminado o prazo da consulta, os resultados serão tabulados e será montado um ranking, em ordem decrescente de votação. As prioridades definidas pela população farão parte do Plano Anual de Fiscalização do Tribunal de Contas para 2012.