22/08/2023



Segurança

Polícia apreende pássaros silvestres com sinais de maus tratos em Guarapuava

imagem-34491

Na manhã desta terça-feira (17), equipes da 3ª Companhia de Polícia Ambiental apreenderam, no bairro Vila Bela, em Guarapuava, quarenta aves nativas, entre elas azulões, canários terra, trinca ferros, coleirinhos, pintassilgos, sabiás, tico-ticos e tico-ticos rei, além de pintagóis, espécie híbrida proibida obtida com o cruzamento do macho do pintassilgo com a fêmea do canário belga.

Nesta apreensão, os policiais observaram algumas aves bastante machucadas e ariscas, características de animais recém-capturados, e cinco filhotes de sabiá que ainda não se alimentavam sozinhos, estando todos com anilhas que possivelmente tenham sido tiradas de outras aves mortas.

Logo após a primeira apreensão, imediatamente divulgada na imprensa, a 3ª Companhia recebeu nova denúncia da mesma natureza, também na Vila Bela, apreendendo outras nove aves, totalizando 49 aves apreendidas em apenas duas denúncias.

As aves foram apreendidas e encaminhadas ao Centro Veterinário da UNICENTRO, onde serão avaliadas e, se possível, restituídas à natureza, e os proprietários responderão criminal e administrativamente, com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa de R$ 500,00 por ave.

Esta é a segunda grande apreensão de aves ocorrida em um período inferior a dez dias.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo