22/08/2023
Educação

Projeto Rondon: Equipe da Unicentro chega a segunda semana

imagem-34875

As Operações do Projeto Rondon chegam a segunda semana de trabalhos nas cidades que recebem as Operações Babaçu e Pai Francisco. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) atua, até o dia quatro de fevereiro, na cidade de Vila Nova dos Martírios, no sul do Maranhão, que possui cerca de 11 mil habitantes.

A equipe da Unicentro é coordenada pelos professores Samuel Kruk e Anderson Costa, ambos do Departamento de Comunicação Social, e conta com a participação de oito alunos: Anelize Ghizoni Beal (Publicidade e Propaganda ), Luãn José Vaz Chagas (Jornalismo ), Felipe Strücher (Veterinária ), Lais Martinkoski (Agronomia ), Francileide Pereira da Silva (Serviço Social ), Sebastião Eloy Opuskewicz Junior (Turismo ), Caroline Kozak (Engenharia Ambiental ) e Leila Schneider (Nutrição ).

Os oito rondonistas fazem parte da Operação Babaçu e são divididos em áreas diferentes como agrárias, saúde e comunicação. Na primeira semana foram várias atividades realizadas, entre elas cursos de informática e fotografia; palestras de educação ambiental, direitos e deveres da criança e do adolescente e doenças sexualmente transmissíveis; reunião sobre boas práticas na manipulação de alimentos e orientações nutricionais; e orientações sobre documentação rural e sobre uma vida saudável na terceira idade.

O que é o Projeto Rondon?

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon segue mão dupla entre academia e sociedade. Os discentes e docentes participam voluntariamente do programa que valoriza a interação social e a busca por soluções significantes para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da região.

Surgiu em 1968, mas foi em 2003, a partir de iniciativas da UNE (União Nacional dos Estudantes), que o projeto foi moldado seguindo as diretrizes atuais. Há também o apoio das Forças Armadas, que proporcionam segurança e o suporte logístico necessário às operações. Conta ainda com a colaboração dos governos estaduais e municipais, de ONGs (organizações não-governamentais) e de organizações da sociedade civil de interesse público.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.