22/08/2023
Educação

Aldo Bona defende retomada do plano de expansão da graduação da Unicentro

imagem-34945

Com as contas na ponta do lápis e no aguardo da abertura oficial do orçamento para o ano de 2012, o novo reitor da Universidade do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Aldo Nelson Bona, assume oficialmente o cargo amanhã e pauta seu discurso na necessidade de contenção de despesas. Segundo ele, a Unicentro tem que ser planejada para o ano inteiro, não havendo espaço para que falhas na previsão orçamentária prejudiquem o andamento da instituição. “Estamos assumindo o cargo com muito realismo. Os recursos para o custeio da Unicentro são apertados. Realizamos o planejamento financeiro com o que temos, mas vamos lutar para buscar o déficit existe”, enfatiza o novo reitor.

De acordo com Aldo Bona, há um déficit de cerca de R$ 2,5 milhões para o custeio da Unicentro em 2012. “Não podemos deixar que isso atrapalhe os projetos pedagógicos. Já estamos em constante contato com o Governo do Estado, que tem demonstrado sensibilidade com as causas das universidades estaduais do Paraná. Somos realistas, mas estamos confiantes que poderemos equacionar essa conta”, afirma.

Desafios

Aldo Bona aponta como principais desafios para a sua gestão como reitor da Unicentro a retomada do plano de expansão e a continuidade nos processos de verticalização e internacionalização. “A expansão da graduação é uma necessidade local, regional e nacional. Há uma grande demanda por profissionais no mercado e, principalmente, por instituições que preparem e capacitem esses profissionais. Acredito que este é um ano onde iniciaremos o processo de expansão, uma vez que o Estado também tem demonstrado que há esse entendimento, pois 2011 foi o ano considerado para estabilização. Além disso, daremos continuidade na verticalização, com a oferta de mestrado e doutorado, pois isso tem oportunizado que a Unicentro também conquiste espaço internacionalmente, uma vez que temos qualidade de pesquisa e de pesquisadores a oferecer na troca de experiências com outras instituições de todo o mundo”, acrescenta.

Maior proximidade

Outro fator que irá merecer mais ênfase por parte das universidades estaduais, conforme Aldo Bona, é uma maior visibilidade junto a determinados órgãos do governo do Estado. “As universidades estaduais são fundamentais para o desenvolvimento do Estado, mas em alguns órgãos ainda não há esse entendimento. Estamos realizando um trabalho intenso para reverter esse quadro e fazer com que as universidades estaduais tenham a visibilidade que merecem, pois credibilidade elas já conquistaram”, destaca.

Posse

Aldo Nelson Bona e Osmar Ambrósio de Souza tomam posse oficialmente como reitor e vice, respectivamente, da Unicentro amanhã (07), a partir das 19h30. A posse será dada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Leal.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.