22/08/2023
Saúde

Jovens e bebida: parceria que não combina

imagem-35084

A adolescência é uma fase de muita influência, de aceitação e de baixa autoestima. Por estes motivos, muitos jovens procuram por novas experiências e uma liberdade nunca antes sentida, afinal é nesta fase que saem sem a presença de um adulto.

O álcool é uma maneira que o adolescente encontra essa liberdade. Por ser de fácil acesso e ser apresentado de forma positiva pela sociedade, faz com que essa seja a primeira droga experimentada pelos adolescentes.

O Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) fez um levantamento com 138 jovens que procuraram a instituição para se livrar da dependência. Deste total, 40% afirmaram ter experimentado bebida alcoólica antes dos 11 anos e, o mais grave, a iniciação foi em casa ou na presença de familiares. Em 39% dos casos, o pai bebia muito; 19% a mãe e 11% o padrasto.

O álcool é hoje um dos principais fatores relacionados a problemas de saúde, acidentes de trânsito, arruaças, comportamentos anti-sociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção, reação e reflexos, aumentando a chance de acidentes de trabalho.

Os pais precisam ficar atentos aos sinais que os filhos emitem e, contatado o problema procurar ajuda médica imediatamente.

Peça para seu filho responder as seguintes perguntas:
– Você já sentiu que deveria diminuir a bebida?
– As pessoas já o irritaram quando criticaram sua bebida?
– Você já se sentiu mal ou culpado a respeito de sua bebida?
– Você já tomou bebida alcóolica pela manhã para “aquecer” os nervos ou para se livrar de uma ressaca?

Apenas um “sim” sugere um possível problema. Em qualquer um dos casos, é importante imediatamente um médico ou procurar ajuda de outro profissional da área de saúde para discutir suas respostas. Eles podem ajudar a detectar se você tem ou não um problema com a bebida, e, se você tiver, poderão recomendar a melhor atitude a ser tomada.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.