O abaixo-assinado em defesa de uma candidatura própria do PT em Curitiba ultrapassou esta semana a marca de 400 adesões. Lançada há cerca de 15 dias na internet, a petição eletrônica tinha 411 assinaturas até meados da tarde desta quarta-feira (29).
Intitulado “Uma candidatura petista à Prefeitura de Curitiba, sim!”, o documento tem as assinaturas do deputado federal Dr. Rosinha e do deputado Tadeu Veneri, ambos pré-candidatos a prefeito.
“Esse alto número de adesões, por parte de militantes e simpatizantes do PT, confirma o profundo desejo da base petista a favor do lançamento de uma candidatura do partido em Curitiba”, avalia Dr. Rosinha. “E vale observar que, por enquanto, fizemos apenas a divulgação do abaixo-assinado apenas em redes sociais.”
Seis correntes internas aderiram ao abaixo-assinado: “Democracia Socialista”, “Militância Socialista”, “Articulação de Esquerda”, “Esquerda Marxista”, “Base e Luta” e “O Trabalho”.
Há quatro anos, em 2008, pouco mais de 1,4 mil filiados petistas votaram nas prévias que definiram a candidatura da hoje ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) à Prefeitura de Curitiba.
“Uma candidatura petista à Prefeitura de Curitiba é fundamental para mobilizar a população em torno de um projeto de governo alternativo para a cidade”, diz trecho do abaixo-assinado. “O Partido dos Trabalhadores não pode abrir mão do seu papel de oposição ao grupo político-econômico que há décadas governa Curitiba.”
O texto argumenta, entre outras coisas, que uma candidatura própria do PT possibilitaria a ampliação da bancada de vereadores em Curitiba, além de fortalecer as candidaturas petistas nas demais cidades da região metropolitana, que não possuem programas eleitorais de televisão de âmbito local. “Desde 1985, o PT sempre lançou candidaturas próprias em Curitiba. Manter a estrela acesa e brilhando depende apenas de nós. E de você”, conclui o texto.
O lançamento ou não de uma candidatura própria será definido através de um encontro municipal. No próximo dia 15 de abril, os cerca de 5,5 mil filiados petistas irão eleger 300 delegados para esse encontro.
A tendência é de que as alas defensoras da tese de candidatura própria lancem uma única chapa nessa disputa. A inscrição das chapas acontece em março. O encontro está previsto para os dias 27 e 28 de abril