Nada adiantaram os argumentos apresentados pelo vereador Elcio Melhem, líder do prefeito Fernando Carli na Câmara Municipal de Guarapuava. Por 10 votos contra 2 foi aprovado o fim da reeleição para a presidência e demais cargos da Mesa Executiva . O projeto de resolução é de autoria do democrata Gilson Amaral e prevê a alteração no parágrafo 1o. do artigo 21 da Lei Orgânica Municipal. Votaram contra o projeto o próprio Melhem e a petebista Almira Angelucci.
Antes porém, a maioria derrubou emenda proposta por Melhem prevendo o fim da reeleição apenas para o cargo de presidente. Os demais membrospoderiam ser candidatos à releição desde que em cargos diferentes dos que ocupam. De acordo com Melhem, não existe ferramenta proibitiva para o vereador ocupar cargo na Mesa. Na defesa da sua emenda, Melhem chegou a dizer que Amaral desconhece o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município, classificando a proposta como antidemocrática e demagoga.
Amaral rebateu os argumentos de Melhem e disse que a emenda proposta previa apenas o que chamou de "rotação de cargos".
Os demais vereadores acataram a proposta de Amaral. O Projeto agora retorna para segunda e últim avotação apenas na próxima segunda-feira, dia 12, por ter que respeitar cinco dias dos intersticios legais previstos.
A reeleição para a presidência da Câmara dá ao presidente um mandato de quatro ano, o equivalente a uma gestão do prefeito. Até agora era uma prática comum no Legislativo Municipal.