22/08/2023
Cotidiano

Mais de 3 mil litros de leite foram distribuídos em fevereiro

Reserva do Iguaçu – O Programa Estadual Leite das Crianças atende em Reserva do Iguaçu mais de 129 mães na sede e interior. A distribuição acontece três vezes por semana, e em um único dia são distribuídos mais de 370 litros de leite. No mês de fevereiro foram distribuídos 3.472 litros às mães cadastradas.
Para ser atendido pelo programa, a mãe deve preencher um cadastro na Secretaria Municipal de Assistência Social. A cada 15 dias um conselho se reúne para aprovar os cadastros, onde são priorizadas as famílias com baixa renda.
A distribuição na cidade é feita numa casa ao lado da Polícia Militar e no interior, o leite é levado por ônibus escolares que fazem com que o produto chegue até as famílias assistidas.
Osangela Ribeiro Felix, é uma das voluntárias que trabalham na distribuição. “Trabalho desde o início do programa e me sinto gratificada por poder ajudar, a gente percebe que algumas crianças que antes eram desnutridas ganham peso e ficam mais bonitas, isso é muito bom”, disse ela.
A voluntária explica que as mães ficam com a responsabilidade de ir buscar o leite nos dias certos e também levar a criança para ser pesada uma vez por mês. “Caso a mãe deixe de pegar o leite uma semana, automaticamente é excluída do programa. A mesma coisa acontece se ela não trouxer a criança para fazer a pesagem, porque é através da pesagem que a gente acompanha o desenvolvimento da criança”, explicou.
São sete litros de leite por semana para cada criança, assim mães com mais de um filho podem receber mais de um litro. Para Luciane Aparecida Padilha, mãe de uma menininha de um ano e grávida do segundo filho, o leite recebido do programa ajuda na alimentação da criança. “Se não fosse esse leite, eu não teria condições de comprar leite todo dia”, disse ela. E segundo Luciane, o leite é de boa qualidade e também muito gostoso. “Minha filha adora tomar esse leite”.
Fonte: Fatos do Iguaçu

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.