O ministro da Agricultura da Baviera, Helmut Brummer, chega nesta sexta-feira (9) a Entre Rios, Guarapuava, acompanhado de uma equipe de empresários e políticos daquele estado alemão. A visita coincide com a data de aniversário de nascimento de Mathias Leh (foto), um dos presidentes da Cooperativa Agrária responsáveis pelo desenvolvimento de Entre Rios e pelo sucesso da Colonização Suábia no Brasil.
A comitiva, que está no Brasil desde o dia 5 em busca de novos negócios, desembarca em Entre Rios no início desta tarde, indo a uma propriedade agrícola, Museu Histórico e em contato com os agricultores.
O objetivo é também conhecer os projetos do governo da Baviera em Entre Rios, construídos na época de Mathias Leh (1966/1974), e há uma expectativa de que novas parcerias voltem a ser realizadas com a Agrária. Intercâmbios sempre foram rotina entre os suábios do Danúbio (como são chamados os moradores do distrito), com excelentes resultados nos setores econômicos, sociais, educacionais e tecnológicos desta comunidade guarapuavana.
MATHIAS LEH
Durante o período Mathias Leh, o governo da Baviera repassou equipamentos para a antiga Estação Experimental da Cooperativa (atual FAPA), que contribuíram para pesquisas e experimentos que resultaram na melhoria da qualidade das culturas produzidas pelos suábios; auxiliou na construção da biblioteca e laboratórios de química/física do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina; e, ainda, em parte das obras do Hospital Semmelweis, em cooperação com a Comunidade Econômica Europeia.
O ex-presidente Mathias Leh pavimentou um grande caminho para Entre Rios na Alemanha, já no início de sua carreira como dirigente cooperativista, na metade da década de 1960, ao estreitar laços com autoridades da Baviera. O ex-ministro de Estado da Alemanha Hans Eisenmann esteve em Guarapuava, junto com o então secretário de Estado Simon Nuessel, e o conselheiro ministerial Wolfran Ruenstroth-Bauer tornou-se Cidadão Honorário do Paraná (1983), em reconhecimento aos vínculos de amizade e de negócios.
Wolfran Ruenstroth-Bauer, por sua vez, exerceu um papel estratégico no começo da Gestão Mathias Leh, quando a Colonização Suábia enfrentava uma grave crise e metade dos pioneiros suábios estava retornando à Europa por falta de condições em Entre Rios . Projetos adotados pela diretoria coordenada por Mathias Leh, apoiados na ajuda europeia e também no governo brasileiro, fizeram com que a reemigração fosse estancada, deflagrando uma onda de desenvolvimento que chamou atenção do mundo todo.
As relações positivas, iniciadas pelos pioneiros, estão gerando bons frutos até hoje. A Agrária, que é proprietária da Agromalte (maior maltaria da América Latina) continua a usufruir de pesquisas na área de cevada (matéria-prima do malte cervejeiro) promovidas em associação com a Universidade Técnica de Munique (capital da Baviera) e o Instituto Bávaro para a Agricultura em Freising/Weihenstephan.
O líder cooperativista Mathias Leh estaria completando hoje 75 anos. Ele nasceu no dia 9 de março de 1937 na Iugoslávia, sendo forçado a deixar seu país, ainda criança, num grupo composto por milhares de refugiados da 2º Guerra. Viveu parte da adolescência no exílio na Áustria e foi repatriado para Entre Rios em 1951, com 500 famílias de suábios. Faleceu em 28 de junho de 1994, permanecendo por três décadas no comando da Agrária.