Servidores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) paralisaram as atividades nesta quarta-feira, dia 14. A mobilização está sendo organizada pelos sindicatos mistos das Universidades Estaduais do Paraná. O movimento envolve docentes e agentes universitários em todo o Paraná.
Em Guarapuava, pela manhã servidores estão em manifestação no Campus Santa Cruz. A partir das 13h estarão no Campus Cedeteg e à noite retornam ao Santa Cruz.
De acordo com o Sintesu (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro), o objetivo da manifestação é protestar e reivindicar os direitos dos servidores públicos das Instituições de Estaduais de Ensino Superior (IEES), em especial a reformulação dos planos de carreiras e reajuste salariais de ambas as classes. As entidades sindicais querem pressionar o governo do Estado e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para que cumpram o acordo em relação ao plano de carreira docente e retomem o andamento do plano de carreiras dos técnicos.
Segundo Amauri Gumiero de Lara, presidente do Sindicato, a mobilização é consequência das últimas decisões do governo acerca dos planos de carreira, o docente que no dia 06 de fevereiro recebeu o parecer negativo da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), e o dos técnicos que foi paralisado desde o dia 12 de dezembro, com o parecer técnico da Secretaria de Estado de Administração e Previdência (Seap). Outro motivo do protesto é a publicação do decreto 3728/12, datado do dia 23 de janeiro de 2012, que compromete diretamente a autonomia financeira das Universidades.
Participam da manifestação e paralisação as entidades sindicais das universidades: Sintesu (Unicentro), Sinteemar (UEM), Sintespo (UEPG), Assuel (UEL), Sinteoste (Unioeste).
Com Coordenadoria de ComunicaçãoUnicentro