A luta pela reposição salarial aos servidores públicos municipais de Guarapuava e mais ítens continua na tarde desta quinta-feira, dia 15. O Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (Sisppmug) volta à Prefeitura, às 14 horas, para uma reunião com representantes da administração municipal.
De acordo com Cristiane Wainer, uma das diretoras do Sisppmug, as perdas salariais acumuladas já ultrapassam 40%. “Não há reposição desde 2004”, diz a sindicalista. Esse prejuízo no "bolso do servidor" já gerou várias manifestações, como protestos e passeatas sem qualquer sensibilização por parte da administração municipal.
A implantação do Plano de Cargos e Salários da Saúde também está na pauta de reivindicações do Sindicato. Além disso, há a necessidade de revisão do estatuto do magistério, a revisão da lei previdenciária, o pagamento de 1% ao ano do avanço horizontal, 33% da de hora-atividade para professores, conforme prevê a Lei do Piso. A falta do fornecimento de uniforme e de materiais de segurança para servidores nos mais diversos setores da administração municipal também será colocada na mesa das discussões. O Sisppmug também quer um estudo para a criação do sistema municipal de saúde do servidor.
Foto/arquivo – Em 15 de julho de 2010 servidores municipais protestaram mesmo debaixo de chuva