22/08/2023
Cotidiano

Moradores reclamam da falta de segurança na Praça Cleve

imagem-36292

Moradores do entorno na Praça Cleve, ponto central de Guarapuava, reclamam das condições em que se encontra o logradouro público, principalmente no setor de segurança. A Polícia Militar contesta e diz que os números de ocorrências diminuíram nos últimos meses.

De acordo com um morador que pediu para não ser identificado, a situação agrava-se nos finais de semana. “Ao redor da praça os fins de semana são caóticos”. Andarilhos, arrombadores de carros, viciados cheirando cola, dominam o cenário. “Como moro na região no entorno da praça, fico sabendo de pequenos furtos, vandalismo à propriedade pública e privada, atentados ao pudor, assaltos e muita violência”, diz o cidadão.

 

Os moradores dizem que sabem da dificuldade que a Polícia Militar possui para coibir a criminalidade por falta de policiais no efetivo da corporação. “Porém, deve-se tentar agir de maneiras distintas afim de conter a má conduta. Se a praça já é pontuada como um ponto crí-tico de criminalidade, porque não aumentar a vigilância no local? questionam.

 

A contrapartida da Prefeitura também está sendo cobrada pelos moradores da região. “Com certeza sai mais barato contratar um guardião do que realizar inúmeros e frequentes reparos ao patrimônio público,” entendem.

“É comum você passar a noite pela praça e ver grupos de desocupados provocando algazarras. E olha que a Praça Cleve é bem no coração da cidade. Fico imaginando como está a situação nos bairros da cidade,” comenta uma moradora. “Os brinquedos do parquinho sempre estão estragados,” emenda.

 

De acordo com a tenente Silmone Stacicki, oficial de Comunicação Social da Polícia Militar, as reclamações surpreendem. “Nos últimos meses não estamos tendo nenhuma ocorrência de furtos, de arrombamentos e nem de consumo de bebida alcoólica por causa de lei municipal que proíbe essa prática em locais públicos,” afirmou. Segundo a policial, a fiscalização na região da Praça Cleve é freqüente por ser um local de passagem para qualquer outra região da cidade. “O que temos verificado são casos de som alto”, informou.

Foto/arquivo – Uma das operações realizadas pela PM na Praça Cleve.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.