22/08/2023



Geral Guarapuava

Frio não desanima participantes da Festa do Trabalhador

imagem-36452

Diego Canci

Guarapuava – Nem mesmo o frio espantou ou impediu que muitos guarapuavanos saíssem cedo de suas casas neste feriado do Dia do Trabalhador, e participassem da tradicional programação que acontece todos os anos no Parque do Lago, em Guarapuava.

As principais atrações desta manhã foram a Corrida Rústica do Trabalhador, além é claro da pescaria, que ontem já reunia muitas pessoas ao redor do lago, já que há premiação para quem pescar o peixe mais pesado até às 18h.

'
Premiados na categoria "Veterano Masculino"

A Corrida teve largada às 8h30 e teve mais de 350 competidores inscritos para a prova em cinco categorias: geral masculino, geral feminino, veterano masculino, veterano feminino e paraolímpico. Em todas as categorias houve premiação com troféus para os melhores colocados. A divulgação do resultado começou por volta das 10h, e foi anunciada no palco principal do evento.

PESCARIA

Já a pescaria foi liberada pela prefeitura a partir das 8h da manhã deste domingo, mas mesmo antes deste horário já havia muita gente preparada e enfrentando o frio, tudo isso para garantir o melhor lugar e ter mais chances de conseguir o peixe mais pesado.


Muita gente acampou à beira do lago para garantir o melhor lugar 

É o caso de Diego Niendicker de Lima, que chegou no Parque do Lago às 8h da manhã de sábado, ou seja, 24h antes do horário marcado para o início da pescaria. Junto com o amigo Gustavo Lima, Diego acampou à beira do lago, assim como fazem muitas pessoas, para tentar a sorte e levar o prêmio. “É uma tradição já. Chegamos às 8h de ontem e esperamos aqui. Venho aqui todos os anos e acho que esse ano vou conseguir levar o prêmio”, afirmou ele. “É legal, a gente vem encontra alguns amigos, se diverte. É muito interessante”, completa Gustavo.

E o chegar cedo ajudou muito os dois amigos, que logo de cara conseguiram pescar uma carpa bem grande. “Essa aqui pegamos logo que chegamos. Acho que estamos com sorte”, comenta Diego.



Diego pescou uma carpa e espera vencer o concurso 

Já com experiência de ter vencido duas vezes a competição de pesca, Jorge Luis Ferencz também chegou cedo para tentar repetir o feito do ano passado. Junto com ele dez varas de pescar, que começaram a ser preparadas às 6h da manhã. Tudo isso para tentar pescar um peixe pelo menos parecido com aquele de mais de 13kg com o qual Ferencz venceu o concurso no ano passado. “Eu cheguei às 6h. Acho que são 10 varas de pescar. Vamos ver se esse ano também consigo levar o prêmio, mas por enquanto está difícil. Só consegui fisgar um peixe que fugiu”, comenta ele.


Jorge Ferencz pegou um peixe de mais de 13kg para vencer o concurso em 2015

Ferencz é um “veterano” em pescarias no Parque do Lago. Apesar de não ter tanta idade, ele afirma que já são cerca de 15 anos em que ele participa do concurso no dia 1º de maio. “É até difícil lembrar, mas de 35 anos, acho que uns 15 eu já vim pescar aqui. Venho todo ano. Acho que isso tem que continuar, porque o pessoal vem e gosta. É muito legal”, comenta.

O concurso de pescaria encerra às 18h, horário limite para todos os pescadores levarem seus peixes até a barraca da Secretaria de Agricultura, que vai divulgar os vencedores.

PROGRAMAÇÃO

Além da corrida e da pesca, há também outras atrações no Parque do Lago neste dia 1º de maio. No palco principal, se apresentam nesta tarde, Roni Santos e Isaias, Celso Costa e Banda, Bruna e Luciano e Manos Crew.

Além disso, há também diversas atividades complementares e barracas com exposições, informações e também comida.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo