22/08/2023
Cotidiano

Personagens bíblicos ganham vida e revivem a Paixão de Cristo

imagem-36935

A estrutura envolve cerca de 900 pessoas, das quais , 800 são atores amadores que moram nas diversas paróquias da Diocese de Guarapuava. Nesta sexta-feira, dia 06, a partir das 20 horas, eles invadem a Praça da Fé para tradicional espetáculo Paixão de Cristo. São soldados, Pilatos, Maria Madalena, Judas, os 12 apóstolos, Maria, Jesus Cristo e outros personagens bíblicos que ganham vida na interpretação dos populares.

 

Promovido desde 2003, a Paixão de Cristo é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com a Diocese. A direção artística é da Cia de Teatro Arte & Manha. O público esperado para o evento é de aproximadamente 40 mil pessoas.

 

A Paixão de Cristo é uma narrativa da vida de Jesus, da realização da última ceia com os discípulos, o momento em que ele é preso no Monte das Oliveiras, até a sua morte na cruz e ressurreição. Mais de 800 atores amadores de comunidades paroquianas da Diocese de Guarapuava compõem o elenco que ensaia quatro vezes na semana desde o início da quaresma.

Neste ano, devido ao número de cenas e a extensão do palco, alguns papéis terão mais de um autor encenando. Jesus será representado por dois atores e Maria por quatro atrizes.

 

Vânia Winker interpretará uma das Marias do espetáculo. Ela contou que é a sétima vez que participa da Paixão de Cristo. “Comecei a participar ainda pequena e pra mim está sendo uma oportunidade enorme, eu sempre pensava que um dia eu poderia ser uma das Marias da Praça da Fé, porque eu sou muito devota dela, então pra mim, estar participando, fazendo esse papel é uma honra”, relatou. Winker representará Maria jovem, quando ela recebe a visita do anjo Gabriel.

 

Bruno Thimóteo representará Jesus nas cenas de condenação e ressurreição. “Eu participo desde a primeira edição, sempre representando Jesus. É muito bom. Ver a emoção das pessoas durante o espetáculo é muito gratificante pra gente”, disse.

 

O ator Elton Wendl, também será Jesus na peça. Ele contou qual é o significado de um papel como esse. “Acho que é um privilégio ter a chance de representar esse papel. A gente não é digno de representar Jesus aqui na terra, mas pra qualquer ser humano é gratificante. Eu espero atingir o objetivo de todos, representarem um lindo espetáculo e ainda atingir o coração do público”, completou Wendl.

 

Já Marcelo Carrara fará o papel de Judas pela segunda vez. “Eu participei da primeira edição do espetáculo. Meu papel é um dos maiores vilões, mas também tem a parte do arrependimento, toda a consciência pesada que ele fica, que o leva a se enforcar”, contou o ator.

 

A diretora da Cia Arte & Manha, Rita Felchak, afirma que o espetáculo pretende fazer uma reflexão sobre sua condição humana. “Será que valeu a pena ele ter morrido por nossa causa? A gente aprendeu alguma coisa com isso? Nós queremos questionar exatamente isso, o amor ao próximo. E pensar se ele viesse novamente, nós faríamos tudo de novo?”, questionou.

 

NOVIDADES

Rita Felchak faz suspense mas garante que o público pode esperar várias novidades para esse ano. Uma delas é a ampliação do palco em 100 metros para levar as cenas mais próximas ao público. O palco terá cerca de 1.500 metros quadrados.

 

Rita diz também que para a trilha sonora, a Cia Arte & Manha realizou durante um mês e meio estudos e pesquisas para escolher as músicas adequadas. “É uma das coisas mais difíceis de fazer porque são muitas trilhas, músicas que combinem com a cena, que retratem uma época. Ela não pode ser só bonita, ela tem que dizer alguma coisa, a música é o complemento da cena”, afirmou.

 

Elton e Bruno: dividindo o papel de Jesus

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.