As “tartarugas” e os “tachões” implantados como redutores de velocidade em ruas de Guarapuava estão sendo retiradas por serem ilegais. De acordo com o Ministério Público essas ferramentas não estão previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Essas ondulações transversais, conhecidas como “tartarugas”, não podem ser utilizadas como redutores de velocidade”, esclarece o MP em nota encaminhada à RSN.
Em acordo firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura, em janeiro deste ano, a Secretaria de Obras do Município reconheceu que esses obstáculos estavam irregulares e se comprometeu a retirá-los.
De acordo com a Promotoria de Justiça, essa medida não está relacionada ao aumento do número de acidentes. Outras formas de sinalização e de fiscalização devem ser adotadas pelo poder público, para tornar o trânsito mais seguro para todos. "Além disso, os motoristas precisam se conscientizar de sua responsabilidade ao volante e serem punidos, quando não cumprirem as leis de trânsito", diz o MP.