22/08/2023


Educação

Dr. Rosinha debate currículo de saúde da Unila

Foz do Iguaçu – O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) participou ontem e hoje (10/3) em Foz do Iguaçu da reunião-consulta sobre os cursos de graduação e pós-graduação na área de saúde que serão oferecidos pela Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).
Médico pediatra diplomado em 1976, Dr. Rosinha faz parte do grupo de trabalho encarregado de formular a grade curricular dos cursos da Unila na área de saúde. Consultores e especialistas brasileiros, paraguaios e argentinos reuniram-se esta semana no Parque Tecnológico Itaipu para debater o assunto.
“O curso deve ter uma formação histórica, cultural e humanista, que dê ênfase à solidariedade e não à competição”, avalia Dr. Rosinha.
Na última segunda-feira (9/3), a Itaipu Binacional assinou a escritura pública de doação do terreno onde funcionará o campus da Unila. O terreno, de 37,1 hectares, inicialmente pertencerá à Universidade Federal do Paraná, tutora da Unila, que o repassará à instituição quando a Unila for oficialmente criada.
Além do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, também assinaram o documento o presidente da Comissão de Implantação da Unila, Hélgio Trindade, e o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.
“A concretização da Unila será a concretização do sonho de muitos latino-americanos: uma universidade para a integração”, afirma Dr. Rosinha. “Há alguma resistência ao projeto na Câmara dos Deputados, mas espero e trabalho para que o mesmo seja aprovado o mais rápido possível.”
Já aprovada pelas comissões do Trabalho e da Educação, a matéria tramita agora na Comissão de Finanças da Câmara. “Trabalhar contra a aprovação do projeto da Unila é trabalhar contra o Brasil e contra a integração latino americana”, afirma o deputado do PT.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo