Cerca de 90% dos professores que atuam nos colégios estaduais em Guarapuava aderiram à paralisação que acontece em todo o Paraná nesta quinta-feira, 26. A avaliação é da APP-Sindicato, regional de Guarapuava. As atividades nas escolas serão retomadas normalmente nesta sexta-feira (27).
O ato público que aconteceria na manhã de hoje no Calçadão da Rua XV de Novembro teve quecancelado por causa da chuva. “Sentimos muito pois tudo estava preparado: carro de som, faixas, cartazes. Professores de outros municípios da região já tinham confirmado presença”, lamentou a professora Jianete Ribeiro Neves de Souza, presidente regional da entidade.
Em Curitiba, cerca de 300 professores estavam concentrados em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, por volta das 9h15. A categoria faz reivindicações que serão apresentadas ao governador Beto Richa ainda hoje.
De acordo com Jianete, uma das principais reivindicações é para que o piso nacional seja pago integralmente do Paraná. “No ano passado o governo pagou integralmente. Hoje o governo coloca o pagamento de vale-transporte como peso e diz que paga o piso nacional. Vale-transporte não é salário e não conta para a aposentadoria”, reclama Jianete. Os professores também querem que um terço do tempo de trabalho possa ser utilizado na preparação e pesquisa para a elaboração das aulas.
Para os demais funcionários das escolas, o pedido é de reajuste salarial de 14,13%. Outro pedido é para que haja melhorias no atendimento de saúde de todos os profissionais.
O Governo por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou nota oficial postado no site oficial dizendo que as negociações com a categoria resultaram “em aumento dado a todos os servidores em maio de 2011, de 6,5%, mais um aumento de 5,91%, totalizando um acréscimo de 12,79% aos vencimentos dos salários dos professores no ano passado. Segundo a Seed, outro avanço foi o chamamento e a contratação até o momento, nesta gestão, de 19.573 profissionais concursados. Somente no início deste ano, foram nomeados, 11.563 professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino”.