22/08/2023
Política

Vereadores ficarão sem assessores em Guarapuava; 38 serão exonerados

imagem-37651

O presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, João Napoleão (SDB) vai exonerar os 38 assessores que ainda prestam serviços nos gabinetes. A dispensa acontecerá na segunda-feira, 30. Por algum tempo, os vereadores terão que se virar sozinhos porque as novas contratações só ocorrerão quando os vereadores entrarem num consenso e aprovaram os dois projetos que entrarão na pauta de votações nas próximas sessões.

 

O Projeto de Resolução 01/2012 determina a reestruturação organizacional do corpo de funcionários da Câmara. Já o projeto de lei 01/2012 cria, extingue e altera cargos no legislativo. De acordo com o presidente, vereadores estão discordando do número de assessores que serão disponibilizados a cada gabinete. “O Nélio (Gomes da Costa), o Antenor (Gomes de Lima), a Eva (Schran) e o Élcio (Melhem) me dão razão. Mas tem outros que querem mais assessores e o mais intransigente está sendo o Gilson (Amaral)”, disse o presidente à RSN.  O democrta possui quatro assessores, assim como o presidente. Já os demais ficaram com apenas dois cada um.

 

Segundo João Napoleão, a iniciativa atende recomendação do Ministério Público e é para equiparar o número de servidores efetivos e comissionados e a devida lotação destes em funções específicas. “Eu exonero todos e quando as sessões voltarem vamos votar os dois projetos da forma que estão, ou seja, dois assessores por gabinete. Aí cada vereador vê quem vai nomear eu assino e cada um é de responsabilidade do vereador que o contratou”, assegura o presidente.  "Essa limitação acaba com o balcão de negócio nas eleições para a presidência já que todos terão o mesmo número de assessores", diz o presidente.

 

Na semana que vem não haverá nenhuma sessão por causa do feriado de 1º. De Maio.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo