Guarapuava- Quilombolas da Invernada Paiol de Telha lotaram dois ônibus na madtugada de hoje, quarta-feira, e encontram-se na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Eles vão participar de uma audiência com a superintendente do órgão no Paraná, Claudia Sonda, às 15 horas de hoje. A comitiva conta com a participação do presidente da Associação Heleodoro pró reitegração da Invernada Paiol de Telha, Domingos Gonçalves (foto).
Os negros querem saber como está o processo de reintegração de posse da área herdade de seus antepassados, a Invernada Paiol de Telha, hoje no município de Reserva do Iguaçu.
Segundo o Incra, o trabalho está em andamento. O laudo antropológico já foi concluído e o relatório foi entregue. Até o final de março deste ano uma equipe que trata da regularziação territorial quilombola no Incra do Paraná vai entrar na área, hoje pertencente à Cooperativa Agrária e outros fazendeiros, para notificar os proprietários que estão na área também conhecida como Fundão.
“Só depois dessa notificação é que será realizado um relatório agronômico para delimitar a área”, disse a assessoria de imprensa do Incra à Rede Sul de Notícias.
Esse laudo será juntado com o antropológico para um parecer.