Para dar mais segurança ao público que participa da Expogua (Exposição-Freira Agropecuária e Industrial de Guarapuava) o Ministério Público, 8ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Guarapuava e a Sociedade Rural firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta. O compromisso foi selado durante audiência realizada na sexta-feira, 27 de abril, com o presidente Johann Zuber Junior (Sociedade Rural de Guarapuava) e o Corpo de Bombeiros com o objetivo de regularizar as instalações do Parque de Exposições Lacerda Werneck, que estão em desacordo com normas de prevenção de incêndio e pânico.
Segundo o documento, o parque não possui mínimas condições de segurança para a realização de eventos em que exista aglomeração de pessoas, podendo oferecer risco à vida de possíveis frequentadores. O termo especifica também a realização de vistoria do parque de diversão pelo Corpo de Bombeiros, a fim de que se verifique a condição dos brinquedos que serão instalados.
O Ministério Público pede que sejam solucionadas todas as irregularidades e que as instalações sejam adequadas ao Projeto de Prevenção de Incêndio. A Sociedade Rural terá 90 dias para adotar as providências a fim de garantir a segurança dos participantes da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava – Expogua, prevista para acontecer em agosto. Antes do evento, o Corpo de Bombeiros deverá fazer uma vistoria para, só então o local ser liberado para a realização da feira. Em caso de descumprimento do Termo, ficou estipulado o pagamento de multa diária no valor de R$ 10 mil.
De acordo com informações da Sociedade Rural, o prazo será cumprido uma vez que a obra solicitada já está sendo executada.