22/08/2023



Política

No “xeque-mate” dado pelo PDT, Sberze disse que preferiu Cesar Filho

imagem-38037

A destituição do advogado André Sberze da presidência da Comissão Provisória do PDT em Guarapuava foi provocada por uma escolha. “O PDT (Diretório Estadual) me mandou fazer uma escolha o Partido ou o Cesar Filho. Eu preferi ficar com Cesar Filho”, disse Sberze à REDE SUL DE NOTÍCIAS na manhã desta sexta-feira, 11.

Segundo o advogado, o PDT estadual é contrário ao apoio à pré candidatura do PPS à sucessão na Prefeitura. Em entrevista concedida à RSN no dia 16 de abril de 2012 o ex-presidente pedetista dava comoirreversível o apoio a Cesar Filho tendo, inclusive, ido a Curitiba para tirar a foto oficial. “O PDT estadual é contra o apoio a Cesar Filho, mas eu não volto atrás na minha decisão”, ratifica Sberze.

Em entrevista concedida à RSN na tarde de ontem, quinta-feira, 10, o secretário geral do PDT no Paraná, Adalberto Grein falou o contrário. Informou que há cerca de 10 dias Cesar Filho conversou com o senador Osmar Dias, presidente do PDT paranaense, e que há grandes possibilidades de apoio do partido ao pré-candidato do PPS. Outra conversa também está sendo feita com lideranças do PT. A decisão, porém, fica por conta do PDT nacional já que existe uma regra interna de que qualquer decisão políticas nos municípios com número de habitantes superior a 100 mil está sob a responsabilidade do Diretório Nacional. De acordo com Grein, Sberze desconsiderou as normas e a hierarquia do partido ao tomar decisões unilaterais.

Embora tenha sido destituído da presidência, Sberze disse que ainda não sabe se permanecerá no PDT ou se irá para outra sigla partidária. “Já estou recebendo convites de outros partidos, mas ainda não decidi. Vou conversar com o Cesar Filho para saber o que será melhor”, afirmou.

O advogado disse também que a decisão estadual desagradou alguns filiados e pré candidatos a vereador, já que numa reunião entre pedetistas, dos quais 17 pré candidatos, com Cesar Filho, 15 aprovaram o apoio ao PPS. Em contraponto, Grein disse à RSN que esse foi um encontro social comemorativo ao aniversário de Sberze em sua residência em que estavam convidados os pré candidatos do PDT. “O evento social foi utilizado para atrair Cesar Filho e houve uma conversa informal entre todos”, esclareceu Grein.

Ontem, após a matéria postada pela RSN sobre a sua destituição da presidência do PDT, Sberze utilizou a sua página no Facebook para postar o seguinte conteúdo:

"Essa semana cheguei em uma encruzilhada: continuar Presidente do PDT, ou apoiar meu amigo Cesar Silvestri Filho para a Prefeitura de Guarapuava (o qual todos sabem desde o início de sua caminhada política é aliado do Governador Beto Richa).

A questão é mais profunda que parece: não estamos falando de sopa de letrinhas partidárias visando um mero conchavo eleitoral ou qualquer tipo de retribuição …de apoios das eleições passadas: estamos falando do futuro do povo de Guarapuava.

Tendo em vista o futuro da nossa cidade, a maioria dos pré-candidatos a Vereador do PDT decidiu apoiar o pré-candidato do PPS, sendo inclusive tal decisão comunicada a imprensa.

A Presidência de um partido político nos coloca muitos encargos, entre os quais o de responder sozinho – perante a coletividade – as conseqüências da decisão da maioria. E entre voltar atrás no apoio declarado (honrando o que foi combinado) ou permanecer um dirigente sem liberdade e autonomia para escolher o melhor futuro de sua gente, faço a escolha de manter minha liberdade e honrar com minha palavra permanecendo ao lado de Cesar Silvestri Filho, para juntos construirmos o futuro de Guarapuava.

Agradeço a todos os amigos pedetistas que fiz nessa caminhada de quase 09 anos no partido, bem como os ensinamentos que tive nas campanhas de 2006 e 2010, os quais me deixaram a lição mais importante da política atual, que é preciso estar ao lado dos vencedores!!"

Matérias relacionadas:

Eleições 2012: PDT decide coligar com o PPS de Cesar Filho

PHS e PPS estão conversando neste final de tarde

PDT estadual destitui André Sberze da presidência do partido em Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo