22/08/2023


Agronegócio

Guarapuava e região na colheita do milho

imagem-3808

A colheita do milho iniciou fortemente nesta semana na região de Guarapuava, porém as chuvas esparsas estão atrapalhando seu andamento. De acordo com o engenheiro agrônomo Rafael Chioquetta, a colheita começou nos híbridos de ciclo superprecoce, que somam, aproximadamente, 20 a 25% da área total de milho na região. “Mas nas próximas duas semanas a maioria dos híbridos já estará sendo colhida”, revela.
A preocupação dos produtores e técnicos é com as chuvas, que podem causar aumento na porcentagem de grãos ardidos (podres), visto que alguns materiais tem uma suscetibilidade maior às podridões de espiga. “O nível máximo de ardidos tolerado pelos compradores é de 6%, mas essa porcentagem pode ser facilmente ultrapassada em alguns híbridos, isso aumenta os descontos praticados ao produtor na hora da entrega do grão aos armazéns”, explica.
Segundo Chioquetta, as produtividades estão boas, com exceção de algumas áreas onde houve estiagem. “A média de produtividade deve ficar num nível alto, porém os preços estão em queda, o que diminui a liquidez da cultura”.
A queda nos preços se deve a uma diminuição nas exportações no último ano, que gerou uma oferta muito grande no mercado interno e também devido ao fato de que os USA vão fazer menos alcool este ano devido a queda nos preços do petróleo e, portanto, terão mais milho para exportar.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo