22/08/2023
Segurança

Polícia apreende carregamento ilegal de madeira

imagem-3819

Pinhão – A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Batalhão da Polícia Ambiental Força Verde apreenderam no município de Pinhão, um caminhão que transportava de forma ilegal cerca de 70 metros cúbico de toras de pinheiro araucária.
Os policiais aprenderam ainda radiocomunicadores e um segundo veículo – chamado de batedor – que fica em um determinado local apenas para dar segurança aos infratores durante o corte e avisar os demais, caso a polícia apareça.
De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, os rádios são utilizados com bastante frequência, muitas vezes dificultando as atividades de fiscalização ambiental, sobretudo no período noturno. “Estamos atentos a essa mais esta ferramenta usada pelos criminosos para atrapalhar a ação da polícia. Uma das medidas que temos tomado é fiscalizar sempre em horários alternados e sempre que possível, com a atuação simultânea de duas ou três equipes em uma mesma região”, explicou o coronel.
Os dois motoristas foram autuados administrativamente pelo transporte de produtos florestais sem licenciamento e novas diligências serão feitas para identificar o local do corte.
“Mesmo tomando todas as medidas necessárias, precisamos muito do apoio da comunidade. Qualquer ação suspeita ou de corte de florestas e danos contra a fauna devem ser denunciadas através Disque-Denúncia Força Verde 0800-643-0304”, ressalta o tenente Marcelo Moreira Só, responsável pela Operação.

RIGOR – O governador Roberto Requião tem determinado rigor nas ações para conter o desmatamento no Paraná, segundo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. “A Secretaria do Meio Ambiente, IAP, Ibama e Força Verde estão trabalhando em parceria para potencializar o resultado das ações”, declarou. Segundo ele, o desmatamento clandestino continuará sendo o enfoque principal de fiscalização ambiental em todo o Estado.

REGIÃO VISADA – A região centro-sul do Paraná é a que ainda abriga um dos maiores remanescentes de araucária nativa do sul do país. Por este motivo, as ações ilegais são frequentes e a fiscalização é permanente. Esta foi a segunda apreensão feita pela Força Verde na região, apenas nesta semana. No último domingo (8), foram apreendidos cerca de uma tonelada de sementes de pinhão que estavam sendo comercializados ilegalmente às margens da rodovia PR 280, nos municípios de Pato Branco, Palmas e Clevelândia.
A multa prevista para quem for flagrado desrespeitando estas determinações pode chegar a R$ 300,00 por quilo de pinhão apreendido, sendo que o responsável deverá responder ainda a ação penal junto ao Ministério Público, cuja pena varia de seis meses a um ano de detenção, e multa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.